unnamed (7)

Fotos/Divulgação

Alimentos não perecíveis podem ser deixados em caixas coletoras disponíveis em 12 estações do sistema metroviário até o dia 21/12  

 

A partir desta segunda-feira (Dia da Gentileza – 13/11), o MetrôRio recebe doações de alimentos não perecíveis em 12 estações do sistema metroviário para a campanha “Natal Sem Fome”, realizada pela ONG Ação da Cidadania. As caixas coletoras e os totens estarão disponíveis nas estações: Pavuna, Del Castilho, Cidade Nova, Saens Pena/Tijuca, Uruguai/Tijuca, Central do Brasil/Centro, Carioca/Centro, Botafogo, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema, Antero de Quental/Leblon e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.

“É um compromisso do MetrôRio apoiar diversos projetos de territórios em situação de vulnerabilidade social. E nada melhor que abraçar essa, que é uma iniciativa tão séria e sólida, para que os nossos clientes possam doar os alimentos com comodidade, sem ter que sair do seu trajeto, contribuindo para que muitas famílias tenham uma ceia de Natal neste fim de ano”, ressalta Simone Pfeil, gerente de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social do MetrôRio.

As doações podem ser feitas até o dia 21/12, durante o horário de funcionamento do metrô. De segunda-feira a sábado, das 5h à meia-noite; e aos domingos e feriados, das 7h às 23h.

Fotos/Divulgação

O lançamento da iniciativa será na estação Cantagalo/Copacabana, no mezanino do acesso B (Xavier da Silveira), onde haverá também um urso gigante. Na edição de 2023, a campanha “Natal Sem Fome” completa 30 anos e propõe uma viagem por dentro do imaginário infantil.

Considerada a maior campanha solidária de arrecadação de alimentos da América Latina, a campanha foi criada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Nesse mesmo ano, nasceu também a Ação da Cidadania, que desde então já arrecadou mais de 55 mil toneladas de alimentos, que foram distribuídos a 26 milhões de pessoas.

Segundo a Ação da Cidadania, mais de 33 milhões de brasileiros estão em insegurança alimentar grave, com situação ainda pior em lares com crianças menores de 10 anos. No estado fluminense, 2,7 milhões de pessoas não têm o que comer atualmente, de acordo com pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), parceira da ONG.

“O Rio de Janeiro é a sede nacional da Ação da Cidadania e também o estado que reflete o retrato da fome no Brasil, com 15% da população sem ter o que comer, a mesma porcentagem do país quando falamos de insegurança alimentar grave. A parceria com o MetrôRio chega no momento em que a gente dá início a reta final da campanha, já pensando na distribuição dos alimentos no mês que vem. Esperamos que a sociedade nos apoie com doações para que milhares de famílias fluminenses tenham um Natal sem Fome”, reitera Rodrigo Kiko Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania.

SERVIÇO  

Arrecadação de donativos para campanha Natal Sem Fome da ONG Ação da Cidadania 

Estações do metrô participantes da ação: Pavuna, Del Castilho, Cidade Nova, Saens Pena/Tijuca, Uruguai/Tijuca, Central do Brasil/Centro, Carioca/Centro, Botafogo, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema, Antero de Quental/Leblon e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.

Data: a partir desta segunda-feira (13/11) até o dia 21/12.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *