Merendeiras da rede municipal recebem capacitação de boas práticas no serviço de alimentação escolar (1)

Foto/Divulgação

O treinamento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e pela Vigilância Sanitária

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou a ‘Capacitação de boas práticas para serviços de alimentação escolar’, destinado às merendeiras da rede municipal de ensino, no auditório do campus Itaboraí do Instituto Federal Fluminense (IFF). O evento, que aconteceu em dois dias (19 e 20/07), contou com a presença dos gestores das unidades escolares, representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), e da Vigilância Sanitária.


De acordo com a SEMED, o treinamento para os manipuladores teve como objetivo elevar a qualidade das práticas exercidas por esses profissionais no dia a dia, a fim de deixar marcas para além de uma comida saborosa.

Foto/Divulgação

O secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, destacou a importância da alimentação escolar no processo de aprendizagem dos alunos e agradeceu ao serviço prestado pelas merendeiras com total dedicação.

“É fundamental ressaltar que a importância da alimentação escolar passa pelo comprometimento que cada colaborador tem no seu fazer. Que sempre possamos nos qualificar para oferecer qualidade naquilo que nos propomos a fazer dentro do ambiente escolar. Assim, vamos proporcionar às nossas crianças, uma possibilidade de futuro. Dentro desse processo de aprendizagem entra a alimentação, que é toda controlada através de uma resolução e dinamizada através de procedimentos, métodos e padrões a serem seguidos. A alimentação escolar é um trabalho sensível e que requer toda a atenção. Então quero agradecer as merendeiras, porque elas trabalham muito, desde o preparo do alimento até a higienização e a gente fica muito satisfeito com isso”, disse o secretário Mauricílio Rodrigues.

A ação contou com palestras de nutricionistas da rede municipal, que abordaram temas como a importância da alimentação saudável, segurança alimentar, higiene dos alimentos, equipamentos e ambiente, etiqueta de validade, coleta de amostra, resolução sobre alimentação escolar, prevenção de acidentes de trabalho, uso de EPI’S e a importância dos supervisores. Além disso, uma equipe da Vigilância Sanitária, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), abordou a prevenção a doenças transmitidas pelos alimentos, manuseio de alimentos, higienização e o manipulador de alimentos, entre outros temas.

A coordenadora do setor de alimentação escolar da SEMED, Ana Beatriz Garcia, falou sobre a importância dos manipuladores no âmbito da educação, ressaltando que são um dos pilares da unidade escolar.

“Uma alimentação saudável e diversificada aumenta a capacidade de concentração e raciocínio, melhora o humor e aumenta a disposição juntamente com a capacidade de aprendizagem”, explicou Ana Beatriz Garcia.

Vale destacar que atualmente o município conta com mais de 300 merendeiras e todas receberam o treinamento adequado e certificado ao final da capacitação. Uma delas é Maria Odete Gomes, de 67 anos, que há sete anos atua na rede municipal e falou sobre os benefícios desse treinamento para todas as suas colegas de trabalho.

“Acho esse treinamento muito útil para aprimorar as nossas habilidades. Para os alunos é maravilhoso, porque eles têm uma boa merenda e profissionais que preparam os alimentos com amor, que é o ingrediente principal”, finalizou a profissional, que trabalha na Escola Municipal Promotor Luiz Carlos Caffaro, no bairro Ampliação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *