Ana Bueno + público em degustação

Foto/Divulgação

Após o sucesso da abertura no Jardim Icaraí, o Festival Gastronomia do Mar 2024 promove seu segundo evento neste sábado (30/11), a partir das 10h, em frente ao Mercado São Pedro (Av. Visconde do Rio Branco, 55, Centro, Niterói), com produção da C Comunicação e curadoria da chef Flávia Quaresma. 

 

 

A entrada do mercado de peixes mais tradicional da Guanabara recebe mais quatro aulas gratuitas de chefs consagrados, ensinando receitas práticas e saborosas de pescados ao público – que ainda ganha prova -, além de recreação infantil, exposição e show musical, fechando a programação a partir das 14h, no Palco Sesc.

 

Ana Bueno. Foto/Divulgação

 

As aulas começam às 11h, no Palco Naturgy, com João Diamante, chef do restaurante Dois de Fevereiro, às 11h. Em seguida, vêm Jess Hulme, do Pitanga (12h); Frederic Monnier, consultor do Sesc (13h); e Vicente Maia, da Casa Buonasera (14h). A música ao vivo vem logo depois, a partir das 15h.

A estreia no Polo Gastronômico do Jardim Icaraí, dia 23, mesmo com chuva, teve aulas concorridas, com os chefs Elia Schramm (Babbo Osteria), Ana Bueno (Banana da Terra, de Paraty), Teresa Corção (Bistrô Sesc Convento do Carmo ); e César Antunes (Único Casa na Praia), ensinado a cozinhas frutos do mar em combinações com massa, tucupi e vinho branco, entre outros ingredientes.

 

Elia Schramm. Foto/Divulgação

O encerramento será no primeiro sábado de dezembro, dia 7, também a partir das 10h, com Monique Gabiatti (Polvo Bar), a curadora Flávia QuaresmaAlexandre Henriques (Gruta de Santo Antônio), e o sommelier Marcelo Copello.

 

César Antunes. Foto/Divulgação

 

 
Circuito gastronômico reúne mais de 30 restaurantes

Em paralelo às aulas com chefs nos eventos de rua, aos sábados, em todos os dias até seu encerramento, em 7 de dezembro, o Festival Gastronomia do Mar mantém um circuito com mais de 30 restaurantes do Rio de Janeiro e de Niterói servirão pratos especiais de pescados. A participação inclui estabelecimentos premiados, como Babbo Osteria e Gruta de Santo Antônio – que também têm seus chefs dando aulas nos eventos.

Tradicional restaurante português da Ponta D’Areia, em Niterói, a Gruta de Santo Antônio venceu dez vezes o prêmio de melhor restaurante de frutos do mar por “O Globo”, além de melhor restaurante do Brasil e quarto da América Latina pelo Tripadvisor. Aberta em 2021, em Ipanema, na zona sul carioca, a Babbo Osteria foi eleita melhor trattoria moderna de 2023 pelo guia Comer e Beber, da Veja Rio.

A versatilidade do festival se mostra em massas com frutos do mar, como no Ragazza di Pasta, do Centro; e no Mr. Lang, de Itaipu, além de combinações nordestinas, no Canto do Peixe (Centro), Dos Sertões (Icaraí) e Siri (São Francisco), até hambúrguer de salmão do Odashi (Icaraí) e o rosbife de pirarucu do Gurumê (Icaraí).

O lado mais tradicional destaca nomes como o Berbigão Grill, de frente para as colônias de pescadores de Jurujuba; o arroz de polvo da Família Paludo (São Francisco). De Niterói, também participam Armazém São JorgeBoteco ConfrariaCasa Di Lucy, FafelliLucca ForneriaMalbekNamorandoPitangaQueen JardimSalve Simpatia e Torninha (Icaraí); Ancestral (Engenho do Mato), Bicho Papão (Jurujuba), Sagrado Mar (Mercado Municipal) e Único Casa na Praia (Piratininga).

O circuito conta ainda com ArabescoGutas, do Centro do Rio; Polvo Bar, de Botafogo; Espeto Brasileiro, de Copacabana; Tasca do Marquês, no Barra Shopping; e o Malona’s, de Itaipuaçu (Maricá), além do food truck itinerante Sushi Barcellos.

A relação de participantes, além dos endereços dos restaurantes e locais dos eventos de rua, está no site https://gastronomiadomar.com.br.
 
 
‘Riquezas do Mar’ tem frutos-do-mar em exposição

Em paralelo aos eventos de rua o festival mostrará a exposição “Riquezas do Mar”, organizada pela Fiperj (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro). Mesclando arte e ciência, a mostra reúne imagens e textos de dez frutos-do-mar comuns à Baía de Guanabara e ao litoral fluminense em geral, como polvo, mexilhão, camarão-rosa e sete espécies de peixes: tamboril, trilha, dourado, tainha, namorado, robalo-flecha e sardinha-verdadeira.

 

Recreação infantil. Foto/Divulgação

 

 
Sobre o festival

Criado para movimentar toda a cadeia econômica e produtiva, da rede de pesca ao prato, o Festival Gastronomia do Mar tem patrocínio da Naturgy, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O festival ainda tem apoio institucional da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, apoio da Fecomércio-RJ e coparticipação do Sesc e parceria educacional do Senac, além de parcerias com SindiRio e da Abrasel – representando os bares e restaurantes – e com as prefeituras de Niterói e do Rio de Janeiro.
Fonte: Raquel Moraes 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *