coronavirus2

O Governo do Estado tomou uma série de medidas e implantou regimes especiais de funcionamento de órgãos que prestam serviços à população para evitar a disseminação do COVID-19 (coronavírus). Decreto publicado nesta quarta-feira (17/03) – Decreto Estadual n° 46.970 – confirma a suspensão por 15 dias das aulas, jogos de futebol, comícios e passeatas, cinemas e teatros, shows, eventos fechados ou ao ar livre, feiras e eventos científicos e a visitação prisional e de pacientes diagnosticados com o Covid-19.

BOLETIM GABINETE DE CRISE – SECRETARIA DE SAÚDE

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informa que registrou, até esta quarta-feira (18/03), 49 casos confirmados de coronavírus (Covid-19) no estado do Rio de Janeiro.
Os casos confirmados estão distribuídos da seguinte maneira: Rio de Janeiro (42), Niterói (6) e Barra Mansa (1). Um dos pacientes está internado em estado grave e os demais estão em isolamento domiciliar, apresentando estado de saúde estável. A SES esclarece ainda que registrou os primeiros casos de transmissão comunitária na capital fluminense.

VAGAS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE VOLUNTÁRIOS CONTRA O CORONAVÍRUS

Em ação conjunta do Gabinete de Crise de Enfrentamento do Coronavírus, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) abre vagas para candidatura de profissionais de saúde como voluntários na assistência de pacientes com o Novo Coronavírus. A partir de desta quarta-feira (18/03), médicos, profissionais e estudantes da área da saúde poderão se inscrever em site da SES desenvolvido em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Proderj). Os voluntários reforçarão as equipes das unidades de atendimento em todo o estado. Para se inscrever, os voluntários devem preencher seus dados no site www.voluntarioscoronavirus.rj.gov.br. É importante o cadastro correto do telefone e e-mail, pois serão os canais pelos quais a SES entrará em contato com os candidatos.

SERVIÇOS AO CIDADÃO

DETRAN RJ: Foram definidos postos específicos para atender os casos emergenciais. Na área de registro de veículos serão prestados os serviços de primeira licença e segunda via do Certificado de Registro do Veículo (CRV). O serviço de primeira licença (mais conhecido como primeiro emplacamento) será agendado somente pelo site do Detran. Já o serviço de segunda via do CRV não precisará de agendamento. Para isso foi montado um plantão especial em postos espalhados pelo Estado, que funcionarão alternadamente de acordo com o dia da semana (a lista completa no site do Detran). Serviços de emissão de segunda via da Identidade e da Habilitação deverão ser agendados apenas pelo teleatendimento. Os números são (21) 3460-4040 ou 3460-4041 (para a Região Metropolitana) e 0800-020-4040 ou 0800-020-4041 (para o interior). O serviço de renovação da Carteira de Habilitação (CNH) foi prorrogado por mais 30 dias o prazo para além dos 30 já permitidos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e anistiou o pagamento de multa para quem registrar a Transferência de Propriedade com atraso. Os exames de habilitação já foram remarcados. Os anteriormente agendados entre a última segunda-feira (16/3), e o próximo dia 30 foram transferidos para o período entre 06 e 20 de abril. O exame do dia 31 de março está mantido, por ora. Obs: Todos os serviços realizados neste período devem ter comprovação da urgência.

Site do Detran: www.detran.rj.gov.br

CEDAE:  Foram suspensos os atendimentos nas agências comerciais da Companhia em todo o Estado do Rio de Janeiro por 15 dias a partir desta quarta-feira (18/03). A medida visa preservar a saúde dos empregados e clientes. A Companhia continuará prestando atendimento aos clientes para serviços, como vazamentos, falta d’água, últimas contas, segunda via e nada consta, entre outros. Para isso, basta entrar em contato por meio dos seguintes canais:

  • Telefone: 0800-2821195
  • Site: www.cedae.com.br
  • Atendente Virtual (Nina)
  • Redes Sociais @cedaerj

Vale lembrar que as atividades operacionais e de manutenção da Companhia estão ocorrendo normalmente.

 DETRO: O DETRO publicou Portaria que proíbe a circulação de veículos das modalidades REGULAR, FRETAMENTO E COMPLEMENTAR, entre a Região Metropolitana (RMRJ) e os demais municípios do Estado do Rio de Janeiro pelo prazo de 15 dias consecutivos ou até a revogação do Decreto Estadual n° 46.970. O transporte entre os municípios do interior continuará ocorrendo normalmente. Os passageiros com bilhetes emitidos para os municípios com restrição, com validade posterior à data da portaria, serão ressarcidos pelas respectivas empresas. São considerados municípios da Região Metropolitana: Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Magé, Tanguá, Rio Bonito, Guapimirim, Cachoeira de Macacu, Paracambi, Japeri, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti, Mesquita, Nilópolis, Queimados, Seropédica, Itaguaí e Petrópolis. O atendimento do Detro será realizado somente pelos canais de comunicação divulgados no site www.detro.rj.gov.br.

 RIOPREVIDÊNCIA: Está suspensa, temporariamente, a exigência de Comprovação Anual de Vida (Prova de Vida) para aposentados e pensionistas do Estado.

 DEFESA CIVIL E CORPO DE BOMBEIROS: Viaturas estão percorrendo áreas de maior concentração de pessoas, como orlas das praias e as ruas com concentração de comércio, bares e restaurantes, orientando as pessoas que evitem aglomerações. A cobertura de alerta se dá em vários municípios fluminenses.

PMERJ: A Polícia Militar, com todo seu efetivo, atua no patrulhamento ostensivo nas ruas, em todos os municípios do estado, e orienta a população para evitar aglomerações e, se possível, permanecer nas residências. Policiais militares também estão percorrendo à pé as areias das praias do estado com a mesma orientação.

EDUCAÇÃO: As aulas nas escolas estaduais estão suspensas. A Secretaria de Estado de Educação firmou uma parceria com o Google para a utilização de uma plataforma de estudos, nos moldes EAD, de ensino a distância, destinada a alunos e professores da rede. A medida tem o objetivo de garantir a aplicação dos conteúdos, durante o período em que não houver aulas presenciais, por causa do coronavírus.

OBRAS EM ESTRADAS VICINAIS: A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e suas empresas vinculadas continuam trabalhando para liberar as estradas danificadas pelas chuvas e melhorar o escoamento da produção agrícola do Estado do Rio.

CONFIRA O ESQUEMA ESPECIAL FEITO PELAS INSTITUIÇÕES E OS CONTATOS PARA O ATENDIMENTO QUE DEVE SER FEITO PREFERENCIALMENTE ONLINE:

– SEAPPA – seappa@agricultura.rj.gov.br

– Emater-Rio – O atendimento aos agricultores, feito pelos técnicos da Emater, foi reduzido. Atendimento ao público preferencialmente através do emater.rio.gabin.presi@gmail.com

– Pesagro – (21) 99397-5770 / diretoria@pesagro.rj.gov.br

– Coordenadoria de Defesa Vegetal e Sanitária – Atendimentos via sistema SIAPEC, via SEI ou pelo e-mail cdsa.agriculturarj@gmail.com/

leonardo.silva@agricultura.rj.gov.br

– Hotsite – no combate às fake news, foi criado pelo Governo do Estado, um hotsite, que pode ser acessado pelo endereço rj.gov.br/coronavirus. Ele oferece aos leitores informações sobre o enfrentamento à doença em todo o Rio de Janeiro, além de serviços e orientações sobre prevenção e sintomas.

COMO SE PROTEGER. VERDADES: PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES

  • Lave frequentemente as mãos, especialmente após tossir ou espirrar
  • Utilize lenço descartável para higiene pessoal
  • Cubra nariz e boca quando espirrar ou tossir
  • Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca
  • Utilize álcool em gel nas mãos

MITOS: NÃO CAIA NESSA!

  • Chás ou enxaguante bucal têm o poder de eliminar o vírus
  • Produtos vindos da China podem transmitir Covid-19
  • Há semelhanças entre o coronavírus e o HIV
  • Vitaminas previnem coronavírus
  • O vírus pode ser eliminado ao lavar o nariz com soro fisiológico
  • Bebidas alcoólicas destiladas são eficazes contra o Covid-19
  • Borrifar vinagre é mais eficaz que álcool em gel

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *