MARLOS COSTA (1)

O pré-candidato a deputado estadual pelo PT, Marlos Costa. Foto/Divulgação

Preocupado com atual situação econômica e de desemprego no Estado do Rio de Janeiro, o pré-candidato a deputado estadual pelo PT, Marlos Costa, acredita que o retorno da Petrobras e a reabertura dos estaleiros possam ser uma esperança para o retorno ao desenvolvimento, especialmente na Região Metropolitana. Cidades como Itaboraí, Niterói e São Gonçalo vivem hoje um cenário nebuloso com milhares de desempregados. “Estou muito preocupado, pois daqui a dois anos, muitos jovens esperançosos estarão a procura do seu primeiro emprego. E como será o futuro deles? Todos lembram quando passávamos pela Avenida Contorno deparávamos com um cenário que chamava muito a atenção, milhares de trabalhadores uniformizados indo ou saindo do seu trabalho. Orgulhosos e felizes por estarem levando para casa o pão de cada dia e garantindo o sustento de suas famílias”, isso tem que retornar e vou lutar muito para que isso seja uma realidade”, declarou o pré candidato a deputado estadual Marlos Costa do PT.

NÃO A PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRAS

O ex-parlamentar e jurista Marlos Costa, é taxativo e diz “não”, quando o assunto é a privatização da Petrobras. O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsid, tem como principal meta, desestatizar a Petrobras. Todavia, entre janeiro de 2019, no início do mandato de presidente, e março de 2022, a Petrobras já injetou cerca de 447 bilhões de reais, levando-se em conta, além dos dividendos, os impostos e os royalties pagos. Então porque privatizar uma estatal lucrativa, segundo Marlos o governo tinha era que se preocupar em fazer os investimentos entre os brasileiros e não no exterior. Pois o manejo do aporte financeiro para geração de lucros é de bilhões de reais, que poderiam estar sendo movimentados no Brasil. Em meio a um cenário caótico de eleições presidenciais, pouco se entende sobre as manifestações do Executivo acerca da estatal. “A tentativa desesperada do atual governo em querer privatizar a Petrobras, mostra sua falta de compromisso com a soberania nacional e sua submissão aos interesses do grande capital. A Petrobras é uma empresa que pertence ao povo brasileiro e deve ter suas ações comerciais direcionadas ao fortalecimento da nossa economia”, afirmou Marlos Costa do PT.

 

RETORNO DOS ESTALEIROS

Pouca gente sabe, mas o Rio de Janeiro concentra a maior parte dos estaleiros no Brasil. O primeiro foi construído em 1846, pelo Barão de Mauá, na Ponta da Areia, em Niterói (RJ). O estado tinha milhares de profissionais que atuavam no setor. Hoje muitos estão vivendo de auxilio e benefícios públicos, outros viraram camelôs, centenas estão dirigindo aplicativos e a grande maioria trabalhando de biscate, sem carteira assinada. Uma triste realidade para profissionais técnicos, formados e especialistas numa área onde não existe emprego.  “Com Lula, a política de conteúdo local da Petrobras, que estabelecia que os navios, plataformas e equipamentos da indústria do petróleo devem ser prioritariamente fabricados no Brasil, vai retornar, reabrindo os estaleiros e gerando milhares de empregos para o Estado do Rio de Janeiro”, concluiu Marlos Costa, pré-candidato a deputado estadual pelo PT.

RAIO X

Marlos Costa, além de ser advogado é analista do Tribunal de Contas, foi ex-vereador por dois mandatos, ex Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Infância e Juventude em São Gonçalo. Tem experiência tanto como legislador como executivo. Participou e participa de vários projetos sociais, onde luta por causas em prol das minorias e dos direitos dos cidadãos. Nestas eleições, é pré-candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *