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Foto/Divulgação

O universo digital é amplo e tem um enorme potencial para ‘bombar’ um lançamento se utilizado corretamente. Na internet, informações se espalham com uma velocidade impressionante e, por vezes, polêmicas parecem ser um caminho atrativo para chamar atenção das pessoas.

Histórias como a do lançamento do single “Tô preocupada” de Anitta e MC Rebecca se repetem constantemente. Na época, as duas artistas trocaram unfollow nas redes sociais e MC Rebecca chegou a fazer um tweet que poderia ser interpretado como uma indireta para Anitta. Porém, após a polêmica, as duas esclareceram que tudo não passava de uma estratégia de marketing.

 

Um outro caso que causou repercussão nas redes sociais, foi o recente lançamento da música “Assalto Perigoso” da MC Melody. A artista postou em suas redes sociais uma foto chorando, informando aos seguidores que havia sido assaltada. Porém, Melody foi duramente criticada pelos internautas que logo perceberam que era uma tentativa de divulgação do novo trabalho. “O ‘marketing fake news’ já está na moda há um tempo. Mas, o público já está começando a ficar saturado disso”, afirma a BBA e especialista em marketing Jennifer de Paula.

O excesso de utilização deste tipo de estratégia é prejudicial para o mercado num todo. Até mesmo para aqueles que nunca foram pegos utilizando tal artimanha, porque gera uma desconfiança desmedida no público. “No caso do casamento do Dynho e da MC Mirella, parte do público acusou a cantora de pedir o divórcio e para que deixassem o marido por mais tempo no reality, como forma de realizar uma jogada de marketing, exemplifica Jennifer.

A especialista acredita que optar pelo marketing fake news só parece ser uma forma rápida de conseguir engajamento, mas na verdade, pode ter um efeito contrário por mexer com o lado emocional do público que, por vezes, se sente enganado. “Onde está o limite desse tipo de comportamento? Inventar situações para divulgar um outro tipo de assunto. Acredito que existem formas melhores de conseguir engajamento. Até porque, o resultado que vem da polêmica é temporário e o que vem de uma estratégia sólida é contínuo”, explica.

Jennifer defende que as fórmulas de lançamento continuam sendo a melhor forma de disseminar trabalhos ou serviços. “As fake news podem fazer com que todo o seu trabalho vá por água abaixo, além de causar a perda de credibilidade”, pontua.

Sobre Jennifer de Paula

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Jennifer de Paula é diretora de marketing e gestão da MF Press Global, uma agência de comunicação internacional. Responsável por gestão de mídias sociais, carreira, posicionamento de marca, comunicação integrada e construção de autoridade no mercado de profissionais que somam milhões de seguidores nas redes sociais. A especialista é referência no que diz respeito às principais atualizações do mundo digital. Fonte: MF Press Global 

Humor/Colaboração: Netto

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