Até março a Secretária Municipal do Trabalho, em Maricá, estará com novo secretário. O atual secretário, vereador Marcus Bambam, terá que retornar para a Câmara de Vereadores até final deste mês (fevereiro).
A saída de Bambam será providencial e vai além de seu afastamento para concorrer às eleições deste ano. Segundo especialistas políticos, a gestão de Marcus Bambam não foi como esperado, pois a empregabilidade do município ficou abaixo das expectativas em 2023. Outro ponto a destacar é que a luta de Marcus Bambam para sua reeleição, não deverá ser fácil.
A Secretaria Municipal de Trabalho formula políticas públicas para a geração de trabalho, emprego e renda no município, promovendo a formação, qualificação e capacitação profissional dos trabalhadores locais.
O TSE determina por lei que com a proximidade das eleições, seis meses antes, o candidato não pode exercer nenhum cargo de confiança, bem como secretário de governo. Cabe também ao servidor público ocupante de cargo efetivo ou detentor de função pública, afastar-se do exercício do cargo efetivo, temporariamente.