
Marcelo Rubens Paiva. Foto/Reprodução/Internet
A Câmara Municipal de Niterói aprovou, por iniciativa do vereador Sylvio Maurício – PT, a concessão do título de Cidadão Niteroiense ao escritor, jornalista e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva. A homenagem reconhece sua trajetória de luta em defesa da democracia e da memória dos crimes cometidos durante a ditadura militar no Brasil.
A aprovação ocorreu um dia após a decisão do STF que tornou Bolsonaro réu pelos ataques golpistas de 8 de janeiro, um marco simbólico na defesa da democracia em tempos de crescente revisionismo histórico. "Vivemos um momento perigoso, em que setores da extrema direita tentam reescrever a história e relativizar os horrores da ditadura. A obra de Marcelo Rubens Paiva é um lembrete fundamental de que nunca podemos permitir que esse passado se repita", destacou Sylvio Maurício.
Filho do ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido e assassinado pelo regime militar, Marcelo dedicou sua vida a denunciar as violações de direitos humanos e o impacto da repressão na sociedade brasileira.
A homenagem ocorre no mesmo período em que a Prefeitura de Niterói promove exibições gratuitas do filme “Ainda Estou Aqui”, baseado na obra de Marcelo, no Reserva Cultural, até o dia 2 de abril. “É um gesto de reconhecimento e resistência. Precisamos fortalecer a cultura, a memória e as vozes que se levantam contra o autoritarismo “, completou o vereador.
A cerimônia de entrega do título será realizada em breve, reforçando o compromisso de Niterói com a defesa da democracia e o repúdio a qualquer tentativa de apagamento da história.
Fonte: Mariana Pache de Faria Viana