doe sangue

Ação Rota Solidária concederá gratuidades e benefícios no deslocamento de quem doar sangue
para o centro de coleta até o dia 21 de junho

A edição de 2023 da Maratona do Rio terminou no último domingo deixando saudade no coração dos aproximadamente 40 mil corredores inscritos, mas as ações positivas em torno do maior festival de corridas de rua da América Latina seguem impactando a cidade do Rio de Janeiro. Em parceria com o Hemorio, um dos principais centros de coleta de sangue da rede pública de saúde do Estado do Rio de Janeiro, a organização da Maratona do Rio está estimulando e incentivando os corredores da Cidade Maravilhosa a doarem sangue dentro da ação Rota Solidária, que concede benefícios e gratuidades para o deslocamento de quem ajudará a abastecer os estoques do Hemorio.

Os moradores da cidade terão gratuidade no transporte público para ida e volta para a realização da doação, ou então desconto no táxi pelo aplicativo 99, até o dia 21 de junho (quarta-feira). O doador, ao chegar ao Hemorio, precisará informar qual modal utilizou para realizar este deslocamento. Para quem utilizou transporte público, a pessoa receberá duas passagens para cobrir os gastos.

No caso do táxi do app 99, o doador poderá utilizar o cupom SALVARVIDASRJ para garantir 50% em até duas corridas para ir e voltar do Hemorio. O limite é de R$ 8 por viagem. No momento de registrar o endereço do destino para a doação, o usuário do aplicativo poderá inserir a palavra “Salvar Vidas”, que o veículo que efetuará o deslocamento irá diretamente ao Hemorio. 

A campanha está relacionada ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em todo o planeta no dia 14 de junho (última quarta-feira). A data tem como objetivo estimular e conscientizar a população ao redor do mundo sobre a importância da doação para os bancos de sangue, uma ação solidária simples e sem custos, e que ajuda a salvar muitas vidas. A expectativa é que a ação Rota Solidária contribua para reforçar os estoques do Hemorio para atender mais de 25 mil pessoas, considerando que cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. 

O horário para as doações no Hemorio é das 7h às 18h, inclusive aos sábados e domingos. Para participar da ação, o doador precisa preencher uma série de requisitos, que são: ter entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 50 kg; estar bem de saúde; portar documento de identidade oficial com foto; evitar alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores à doação; não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes; não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 6 meses.

Serviço – Rota Solidária

Período da ação: até o dia 21 de junho (quarta-feira)
Local da doação: Hemorio (Rua Frei Caneca, 8 – Centro – Rio de Janeiro)
Horário: 7h às 18h

Requisitos para efetuar a doação de sangue
Ter entre 16 e 69 anos
Pesar no mínimo 50 kg
Estar bem de saúde
Portar um documento de identidade oficial com foto
Evitar alimentos gordurosos 4 horas antes
Não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes
Tatuagem e piercing impedem a doação por 6 meses

Para mais informações: Disque Sangue (0800 282 0708), de segunda a sexta-feira das 7h às 17h (exceto feriados), ou então no perfil do Hemorio no Instagram ( hemorio).

Sobre a Maratona do Rio

A Maratona do Rio é um Festival de Corridas de Rua que recebe milhares de participantes, e a média de 40 mil corredores gera significativo impacto positivo no setor de Turismo da cidade. A edição de 2023 ocorreu de 8 a 11 de junho, e sua programação esportiva incluiu provas nas distâncias de 5k, 10k, 21k, 42k e o Desafio (21k em um dia e 42k no outro). Para além do “pé no asfalto”, a Maratona do Rio contou com uma série de atividades culturais no projeto Maratona com Arte, com destaque para a exposição urbana #MaratonaParade, que espalhou cores e vida pela cidade através de esculturas em forma de tênis gigantes pintadas em grafite. Há de se destacar ainda os espaços situados na Marina da Glória, como a Casa Maratona, que abrigou a loja oficial do evento, e a Arena Maratona com Arte, que recebeu shows de música e outras ações durante o Festival.

Fonte: Camila Coimbra, Rafel Valesi – InPress – Ascom da Maratona do Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *