Estudo encomendado pela Dream Factory/Dream Spiridon ao IFec RJ conclui que o maior festival de corridas de rua da América Latina movimentou economia em larga escala
Os milhares de corredores e moradores do Rio de Janeiro que abrilhantaram a edição de 2023 da Maratona do Rio, realizada entre os dias 8 e 11 de junho deste ano, também contribuíram para que o evento fosse um sucesso sob o aspecto financeiro. Em pesquisa contratada pela Dream Factory, com apoio da Apresenta, o IFec RJ (Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises) calculou que o maior festival de corrida de rua da América Latina gerou um impacto econômico de R$ 137,2 milhões ao estado do Rio de Janeiro.
A metodologia empregada para a obtenção deste e de outros números sobre a Maratona do Rio teve como base o Modelo de Insumo-Produto, método já utilizado para avaliação de outros eventos esportivos. A pesquisa ouviu corredores e frequentadores do evento, entre moradores da Cidade Maravilhosa e visitantes de outros municípios e estados brasileiros.
Para se chegar ao cálculo do impacto econômico da Maratona do Rio ao estado do Rio de Janeiro, o estudo levou em consideração os gastos de corredores e frequentadores relacionados ao evento. Nesta conta, entram aquisições como a inscrição para a prova, hospedagem, transporte, alimentação, lazer, compra de produtos licenciados ou souvenirs, entre outros itens. O estudo concluiu que o gasto médio por pessoa foi de R$ 1.734.
As despesas com alojamento, restaurantes e bares representaram aproximadamente 60% do total de R$ 137,2 milhões. Os gastos desta natureza foram de aproximadamente R$ 81,8 milhões. Na sequência, aparecem custos com alimentação e compra de produtos (R$ 28,6 milhões, 20% do total), entretenimento e lazer (R$ 18,8 milhões, aproximadamente 14%) e transporte ou deslocamento interno (R$ 7,8 milhões, cerca de 5%).
Neste estudo, o IFec RJ também concluiu por meio do Modelo de Insumo-Produto´que a Maratona do Rio 2023 gerou uma movimentação financeira total de R$ 355 milhões no estado do Rio de Janeiro, considerando gastos diretos, indiretos (que inclui as diversas rodadas de vendas de produtos utilizados como insumos intermediários na produção dos setores afetados pelos gastos) e induzidos (que considera o aumento do consumo das famílias resultante do aumento de renda produzido pelos novos gastos).
Também destaca-se no estudo encomendado ao IFec RJ que a Maratona do Rio teve uma contribuição direta de R$ 173 milhões para o PIB (Produto Interno Bruto) do estado do Rio de Janeiro, gerou 2,8 mil empregos formais e informais entre permanentes ou temporários, e proporcionou um aumento de R$ 80 milhões na renda dos trabalhadores do estado.
“Estes números comprovam a relevância da Maratona do Rio para a cidade e para o estado do Rio de Janeiro, não somente em termos esportivos e de lazer, mas também quando olhamos o festival sob o aspecto econômico e turístico. A Maratona do Rio vem ganhando cada vez mais importância no calendário de grandes eventos da Cidade Maravilhosa, com a geração de novas oportunidades de negócios diretos e indiretos, e também pela experiência única que proporciona para corredores e frequentadores. Acreditamos que este impacto econômico será ainda maior nos próximos anos”, disse Jued Andari, diretor do cluster de esporte da Dream Factory, organizadora da Maratona do Rio.
A 21ª edição da Maratona do Rio, realizada entre os dias 8 e 11 de junho deste ano, reuniu aproximadamente 40 mil corredores em uma grande celebração esportiva com as provas de 5k, 10k, 21k, 42k e o Desafio Cidade Maravilhosa (21+42k), mas que também contou com muitas outras atrações pela cidade. O evento, que neste ano foi realizado sob o tema “Maravilhosa em Cada Km”, ofereceu ao público uma ampla programação cultural de shows na Marina da Glória e intervenções artísticas da Maratona com Arte, lojas oficiais e ativações das patrocinadoras do evento na Casa Maratona, venda de produtos de marcas esportivas na Expo, Jantar de Massas especial no Rio Scenarium, entre outras ações.
Confira abaixo um resumo dos números do estudo encomendado ao IFec RJ:
Fonte: Dream Factory