unnamed (2)

Mamógrafo. Foto/Divulgação

Unidade itinerante vai realizar exames em pacientes da Central de Regulação

 

Uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o Governo do Estado vai trazer o mamógrafo móvel para a cidade a partir da próxima segunda-feira (21). A carreta vai ficar estacionada na Praça do Zé Garoto, de segunda-feira (21) até sábado (26), ofertando exames, das 8h às 17h. A ação faz parte das comemorações da Campanha Outubro Rosa.

 

 

As pacientes que estão agendadas através da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo serão chamadas para a realização de mamografia e ultrassonografias transvaginal e de mamas. Por isso, as gonçalenses que estão aguardando a realização destes exames devem ficar atentas e atender ao número de telefone (21) 3195-5198 para não perderem a marcação. Caso não atenda a ligação, não há como retornar. Os agendamentos começam nesta sexta-feira (18).

A carreta é uma unidade itinerante da Secretaria de Estado de Saúde, que visita as cidades para a realização dos exames, visando apoiar os municípios no diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre mulheres no Brasil, e de outras doenças que atingem a população feminina. 

 “A carreta com o mamógrafo do Estado será um reforço para os exames em São Gonçalo durante a Campanha Outubro Rosa. Serão mais 760 exames realizados em uma semana – 480 mamografias, que serão agendadas todos os dias; e 280 ultras, que vão acontecer em quatro dias. A iniciativa vai agilizar quem está aguardando a realização destes exames”, disse a secretária de Saúde de São Gonçalo, Dra. Bianca Serour. 

O mamógrafo tem capacidade para realizar, diariamente, 80 mamografias. E também poderão ser realizadas 70 ultrassonografias, entre transvaginal e de mama. Os resultados dos exames de ultrassom serão disponibilizados imediatamente após os exames. Já os laudos das mamografias serão entregues através de um site disponibilizado para as pacientes. 

Para a realização do exame, as pacientes agendadas pela Central de Regulação devem levar um documento oficial de identidade, o pedido médico do Sistema Único de Saúde (SUS), CPF, cartão do SUS e comprovante de residência (todos com cópia).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *