unnamed (78)

Foto/Divulgação: Julio Diniz

Ao todo, 66 pontos de vacinação funcionaram na segunda etapa da campanha no município

Cerca de 58.042 animais foram vacinados em São Gonçalo, neste sábado (19), durante a segunda etapa da vacinação antirrábica que aconteceu no município. Ao todo, 44.565 cães e 13.477 gatos receberam o imunizante em 66 pontos de vacinação que funcionaram das 8h às 17h. A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica 2024 e a primeira etapa, que vacinou mais de 52 mil animais, aconteceu no dia 14 de setembro.

 

A imunização é para os animais com mais de três  meses de vida e que não estejam doentes. A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus, não tem cura e, se não houver prevenção e controle, pode levar à morte. É uma zoonose (doença que pode ser transmitida do animal para o ser humano) e o vírus pode estar presente na saliva de um animal infectado, podendo ser transmitido através de mordida, arranhão ou lambedura. Cães e gatos domésticos, morcegos e outros mamíferos silvestres podem transmitir a doença.          

Um dos pontos de vacinação foi o Colégio Municipal Estephânia de Carvalho, no Laranjal. Dhébora Rosa, de 43 anos, tutora de Belinha, uma cadela de 9 anos, esteve no local. Para ela, a vacinação é imprescindível para dar qualidade de vida para o animal. “A Belinha está comigo desde novinha e hoje eu trouxe ela para vacinar aqui como sempre trago, não perco nenhum ano. Acho que o cuidado que temos com a gente também é necessário com os nossos bichinhos, eles são uma vida importante para nós. Além disso, eu sempre falo da importância da vacinação dos animais para as pessoas que eu conheço, é necessário e importante”, afirmou a professora.

Midria Toso, de 33 anos, levou sua gatinha Maya, de 12 anos, para vacinar neste sábado no Curso Senes, localizado no Mutondo. A gata está com ela há 7 anos e, desde então, sempre foi vacinada. “Eu faço questão de trazé-la para se vacinar sempre. Ela tem a carteirinha dela de vacinação, que está certinha. A vacinação, para mim, é excepcional, eu não abro mão da vacinação dela. Eu soube da vacinação aqui hoje pelas redes sociais da Prefeitura e fiz questão de compartilhar com todo mundo. É muito importante”, disse a artesã.

Durante a vacinação, estavam presentes agentes de saúde, agentes de endemias e médicos veterinários integrantes do Departamento de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária e da Vigilância em Saúde Ambiental, todos ligados à Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (Semsa), além de voluntários capacitados. A expectativa da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica 2024 é vacinar cerca de 120 mil animais nas duas etapas na cidade.

Para os gonçalenses que perderem a data da campanha, a vacina estará disponível nos Centros de Atendimento Veterinário Municipal (Cavems), no Mutuá e Alcântara, sempre de segunda a sexta, das 8h às 16h, sem a necessidade de realizar agendamento ou pegar senhas.

Fonte: PMSG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *