Escola Municipal Governador Roberto da Silveira - Mutondo, São Gonçalo 2

Escola Municipal Governador Roberto da Silveira - Mutondo, em São Gonçalo. Foto/Divulgação

Circuito teatral promovido pela Águas do Rio marca comemoração do Dia da Água em cinco municípios da região leste do Estado do Rio

A educação é um dos caminhos para o desenvolvimento humano, assim como o acesso à água tratada e de qualidade. Sendo assim, em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, a equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio, em parceria com o Lona na Lua e as escolas dos municípios de Itaboraí, Maricá, Saquarema, Tanguá e São Gonçalo, levou dos dias 21 ao 25 deste mês, um circuito com um espetáculo teatral sobre como cuidar do recurso hídrico e evitar desperdícios comtemplando mais de 500 alunos do Ensino Fundamental I da rede pública.

“Acreditamos que projetos sociais estreitam relações com os municípios em que atuamos, promovem cidadania e valorizam pessoas. O objetivo desta ação é formar cidadãos engajados e multiplicadores de boas práticas na construção de um mundo mais sustentável em que cada um pode contribuir evitando perda de água tratada em atividades simples do dia a dia, por exemplo”, diz Adriana Lo Preste, Coordenadora de Responsabilidade Social Águas do Rio.

A peça trata de três amigos que precisam desenvolver uma atividade escolar em grupo sobre como cuidar da água para não ficar sem ela no futuro. Durante a conversa, os amigos dão diversos exemplos do que acontece em suas casas e como podem melhorar. Ao final da apresentação o público assume o personagem da professora dando uma nota 0 ou 10 para a atividade do trio.

Atento ao enredo, o aluno Andrew Dias, de 9 anos, da Escola Municipal Profa. Dilza da Silva Sá Rego, localizada no município de Maricá, destacou as cenas do dia a dia: “Eu aprendi que não podemos deixar a torneira aberta ou o chuveiro ligado por muito tempo.”. Já o que mais chamou atenção da Laís de Oliveira, de 10 anos, aluna da Escola Municipal Professora Zulquerina Rios, em Tanguá, foi o cuidado com o meio ambiente “não podemos jogar lixo no chão porque suja a água dos rios e a praia.”.

Iniciativas como esta complementam os conteúdos apresentados em sala de aula e torna a Águas do Rio uma parceira do ensino. “Nossos alunos ficaram muito felizes com a oportunidade de assistir ao espetáculo que a empresa trouxe para a escola e aprenderam muito. Todo dia é uma nova oportunidade de trocar saberes e as ações que somam são bem-vindas porque acrescentam na vida dos alunos.”, disse Raquel Cristina Chagas, Diretora Adjunta na Escola Municipal Profa. Dilza da Silva Sá Rego, em Maricá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *