Disque São Gonçalo Presente - Foto Renan Otto

Disque São Gonçalo Presente - Foto/Divulgação: Renan Otto

Entre principais reclamações estão perturbação de sossego e roubo de veículos
Em seis meses de funcionamento do Disque São Gonçalo Presente, foram recebidos mais de 2 mil chamados, entre ligações e mensagens. Com as atuações de patrulhamento feitas através de motocicletas, viaturas e a pé, exclusivamente em áreas urbanas de grande movimentação e estabelecimentos comerciais, a ferramenta tem sido cada vez mais utilizada pelos moradores da cidade.
Somente nesse período foram recebidas, através do aplicativo, 1.182 mensagens e 948 ligações, totalizando 2.130 solicitações. Se comparados aos primeiros quatro meses da implantação da ferramenta, o número de solicitações de auxílio enviadas pelos gonçalenses praticamente dobrou nos meses de setembro e outubro. Entre abril e agosto, foram recebidas 593 mensagens e 476 ligações, totalizando 1.096; nos dois últimos meses, foram 1.034 chamados. 
Entre as principais reclamações recebidas através da ferramenta estão perturbação sossego, roubo de veículos, carros abandonados e utilização de drogas.
O serviço é realizado pelos próprios agentes, ficando uma equipe sediada na base de operações, fazendo a seleção das solicitações enviadas pelos munícipes para o aplicativo de mensagens. Após a verificação das informações, as demandas são distribuídas para as equipes que estão atuando pelas ruas. O serviço tem auxiliado os policiais nas abordagens, garantindo alcançar cada vez mais a redução dos índices de violência no município.
O secretário de Ordem Pública, Major David Ricardo, disse que o aumento dos chamados reforça que a população tem contado com o apoio da Operação São Gonçalo Presente.
“O canal é uma arma poderosa contra a atividade marginal, o meio pelo qual o cidadão tem de ser prontamente atendido em suas demandas mais singulares. A maior contribuição para a sociedade é a garantia de solução imediata a demandas que antes demoravam mais tempo para serem resolvidas. Somos servidores públicos e, como tal, devemos buscar sempre os melhores caminhos para alcançarmos eficácia e eficiência”, afirmou Major David.
O coordenador de base, subtenente Denis Machado, avalia que o canal é um pronto atendimento para a população.
“Esse é um canal de pronto atendimento. Em tempo real, a demanda é informada, sendo avaliada de forma dinâmica. Em seguida, é enviada uma guarnição para o atendimento”, disse o coordenador.
Canal – As denúncias podem ser enviadas para o número de whatsapp (21) 98251-3301. O serviço está disponível das 5h às 23h, sendo monitorado diariamente pela central de atendimento, na base da secretaria, na Estrela do Norte.

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