Ação contou com a parceria de órgãos municipais, estaduais e federais
O Detran.RJ realizou, nesta terça-feira (23), atividades educativas voltadas para motociclistas, em parceria com a CET-Rio, SMTR, COR, CBMERJ, Rio Ônibus, Lei Seca, SME, SMEL, Riotur, INTO e SMS. A ação, em comemoração ao Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a necessidade de redução de acidentes de trânsito, aconteceu na Praça da Apoteose, no Sambódromo.
Centenas de motociclistas participaram da dinâmica que simula os efeitos do consumo de álcool e de drogas ilícitas ao volante. Com óculos especiais, os condutores fizeram um circuito a pé e perceberam o quanto é perigoso dirigir sob influência de substâncias que alteram os reflexos.
Foi o caso do motofretista Josemar Ferreira, morador do Engenho de Dentro, que derrubou vários cones durante o circuito. “É impressionante perceber que não temos condições de dirigir assim. Derrubei cones que poderiam ser pessoas, caso estivesse no trânsito. Saio daqui bem mais consciente”, disse Ferreira, que recebeu de presente um colete retrorrefletivo e uma antena de proteção contra linhas de pipa, essenciais no uso diário do trânsito.
Outra dinâmica que fez sucesso foi a do Ponto Cego, na qual motociclistas foram convidados a subir no ônibus e sentar na posição do motorista, para verificar a partir de que ponto, próximo da lateral do ônibus, a motocicleta fica invisível. Também houve vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe influenza, disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
“Estamos realizando mais uma ação conjunta com diversos parceiros. Somente em maio, mês destinado à redução e prevenção de acidentes, já realizamos 30 atividades educativas. Nossa intenção é mostrar que todos são atores do trânsito e se relacionam entre si. Se tivermos empatia, um protegendo o outro, preservaremos cada vez mais vidas”, destacou o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran.RJ, Armando Uema.
Na quinta-feira, (25/5), o evento acontecerá no Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio, das 10h às 13h. Neste dia, haverá uma peça teatral educativa para crianças e adolescentes de instituições públicas e particulares de ensino. E, por fim, será realizada uma grande simulação de resgate de feridos de acidentes de trânsito, com o uso de um helicóptero do Corpo de Bombeiros.