image (2)

Foto/Divulgação: FreePik

A privação de sono pode ter vários efeitos negativos na saúde do paciente. Dentre diferentes causas e efeitos o bruxismo noturno , ato de ranger ou apertar os dentes, tem sido uma condição altamente prevalente. Segundo a OMS 40% da população adulta brasileira apresenta algum tipo de bruxismo. 

O ator Klebber Toledo gerou polêmica nas redes sociais após revelar durante uma entrevista à CNN que odeia dormir e que aproveita a noite de sono apenas por motivação da esposa.

“Pelo amor de Deus, pra que a gente tem que dormir? Olha o tempo que consome da nossa vida dormindo […] Não dá, não dá”.

“Inclusive, isso é uma coisa que eu agradeço a ela. Se não fosse ela, eu dormiria muito menos […] A Camila [Queiroz] me dá uma aterrada. ‘Vem pra cama, vamos deitar’. Porque se deixar, esquece”, contou o ator durante a entrevista.

No entanto, o sono é fundamental para a saúde em diversos níveis e sua privação pode gerar vários problemas de saúde física e mental.

Impactos do sono de má qualidade na saúde:

– Comprometimento do sistema imunológico;

– Aumento do risco de doenças cardiovasculares;

– Alterações no humor e maior predisposição à ansiedade e depressão; 

– Redução da memória e da capacidade de concentração;

– Desequilíbrios hormonais e ganho de peso.

O bruxismo e o sono

Dentre as várias causas de uma má qualidade do sono, uma delas tem ganhado cada vez mais destaque: O bruxismo. Segundo levantamento da OMS – Organização Mundial da Saúde, cerca de 30% da população mundial sofre de bruxismo. No Brasil esse número chega a 40%.

Um dos impactos mais comuns do bruxismo é a perda dos dentes, dores de cabeça intensa e dores faciais. 

“O bruxismo acontece durante o sono leve o paciente não alcança as quantidades necessárias dos estágios mais profundos do sono, como o NREM 3 e o REM, que são as fases onde há produção de hormônios, fixação de memória, etc., o que tem um impacto direto na saúde dos pacientes”.


“Então se você sente que a memória não está boa, esquece coisas corriqueiras, têm dificuldades para se manter acordado durante o dia, isso pode estar relacionado ao bruxismo ou à apneia relacionada ao bruxismo, em ambos os casos deve-se consultar um dentista especialista na condição”, explica a cirurgiã-dentista com PhD em odontologia, Dra. Andrea Melo.

Como tratar o bruxismo?

De acordo com a Dra. Andrea Melo,  desenvolvedora de um método exclusivo de tratamento do bruxismo, o tratamento precisa ter um foco especial na qualidade do sono.

“No meu método iniciamos o tratamento com cuidados de tratamento pré sono. Realizando a higiene do sono,  ajustamos a alimentação e suplementação para ajudar o paciente a alcançar um sono mais profundo”.


“Em seguida, fazemos ajustes na mordida e desenvolvemos uma placa personalizada, que protege os dentes e pode até ser muito útil em casos de apneia. Por isso para cada caso desenvolve-se um tipo de dispositivo. Realizamos um acompanhamento e ajuste constante com o paciente”, conta.

Dra. Andrea Melo (Foto/Divulgação: Reprodução/Instagram)
Sobre Dra. Andrea Melo
Dra. Andrea Melo é doutora em Odontologia pela Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ),Mestre em ciência dos materiais pelo instituto militar de engenharia (IME) possui pós graduação em Prótese Dentária pela UVA/RJ e é especialista em tratamentos para bruxismo. Também é CEO e dentista da Clínica Odontológica Zeal Clinic, focada em reabilitação oral, speaker aling e possui diversas publicações científicas, é auxiliar de pesquisa do CPAH e atua como palestrante, ensinando dentistas a serem referência em bruxismo.
Fonte: MF Press Global

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *