unnamed (20)

Foto/Divulgação

Dia 26 de julho é celebrado o Dia do Orgulho Crespo, movimento que aconteceu pela primeira vez em 2015 na Avenida Paulista em São Paulo, com o compromisso de valorizar a beleza natural e a cultura negra. O cabelo na história representa resistência, entender as raízes da comunidade crespa vai além da estética.

Criador do movimento “Nunca Foi Só Cabelo”, que resgata a origem capilar do cabelo crespo e empodera as mulheres por meio da transição capilar, afirma que, a data marca o início de uma nova era, uma prospecção de uma revolução no país que engloba diversas categorias, como a autoaceitação das crespas e cacheadas que se libertam dos padrões políticos e sociais, inclusive dos alisamentos para o seu próprio pertencimento.

A diversidade e a representatividade ganham mais destaque com a valorização da beleza natural, a partir da transição capilar que emerge incondicionalmente como símbolo de resistência e autoestima, resgatando a ancestralidade, a naturalidade e o amor-próprio. Segundo Juninho, as mulheres estão cada vez mais assumindo sua verdadeira essência, rejeitando os procedimentos químicos, as chapinhas e aderindo ao natural, se tornando mais fortalecidas para o autoconhecimento.

Nós representamos 56% da população, a pergunta que não quer calar é por que temos tão poucos salões especializados em cabelos crespos? A Marcha Do Orgulho Crespo, também contribui para os salões e profissionais para que eles também se engajam na pauta, inclusive na busca de recursos e soluções para tratamentos e cuidados desses tipos de fios. Temos uma gama de cabelos crespos e cacheados, o que precisamos é termos muito mais profissionais. Me sinto muito representado por esse dia, por esse movimento, acredito que socialmente a gente consiga alcançar várias revoluções nessa tratativa”, diz Juninho.

Em parceria com seu irmão Fábio Loes, o cabeleireiro possui a linha própria Tikkun Olam, de produtos para cabelos e, administra há quase uma década o salão Loes Saúde e Beleza, localizado na Zona Sul de São Paulo.

Instagram:  www.instagram.com/loesoficial / www.instagram.com/stories/juninholoes

Fonte: Meg Sousa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *