Os Jovens Repórteres G20, do Governo do Rio de Janeiro, foram pautados para a cobertura especial dos bastidores da 3ª Reunião do Grupo de Trabalho de Turismo do G20, incluindo a plenária do grupo, realizada nesta segunda-feira (01/07), no Edifício Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, no Centro do Rio. Os estudantes das escolas Interculturais da rede estadual acompanharam o dia de debates entre mais de 20 delegações de diversos países convidados, além do Brasil, sobre o desenvolvimento do turismo sustentável.
Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência jornalística de cobrir um evento principal do G20. Além de serem credenciados como jornalistas, os jovens conversaram com delegados de variados países sobre temas da pauta da reunião.
– Essa oportunidade não só enriquece o conhecimento técnico, mas também fortalece o desenvolvimento pessoal e profissional, preparando-os para desafios futuros. Ver nossos jovens atuando em um evento de importância global é um testemunho do potencial de nossa política de educação e do compromisso do governo em oferecer experiências transformadoras – avaliou o governador Cláudio Castro.
Foi a primeira vez que estes estudantes participaram de uma reunião do G20. A emoção e o entusiasmo se misturaram ao orgulho de exercitarem seus conhecimentos em língua estrangeira, assim como a importância da comunicação na formação educacional e profissional.
– A presença de nossos Jovens Repórteres nestes eventos é muito importante para ampliar, não só o conhecimento técnico, mas também essa aptidão, esse projeto de vida, que já se constrói para a carreira profissional de cada um. É o máximo ver nossos alunos assumindo esse papel de liderança, e isso vai ser um diferencial muito grande para todos eles – afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Entre os alunos, a reação é a de dever cumprido, com vontade de muito mais.
– É uma grande oportunidade para mim, uma menina que mora na periferia. Estar aqui, em uma reunião de importância global, é estimulante. Isso nos dá um horizonte, uma nova perspectiva de vida profissional e pessoal – contou Kettly Nascimento, estudante do 3° ano da Escola intercultural Brasil-Turquia.
– É Incrível participar de um evento internacional sobre Turismo, porque quero trabalhar na área. O Jovem Repórter é uma ótima porta de entrada para iniciar meus estudos no Jornalismo e para viver experiências transformadoras – comemorou Giovana Costa, aluna do 3° ano da Escola Intercultural Brasil-Japão.