49992525961_207152b7dd_o

O Prefeito de Itaboraí, Sadinoel acompanhou a chegada de equipamentos na parte já reformada do Hospital São Judas Tadeu, junto ao sec. Julio Cesar. Foto/Divulgação: Sandro Giron

Após dez anos de portas fechadas, está cada dia mais próximo de Itaboraí inaugurar os leitos de Unidade de Tratamento Intensivo – UTI destinados ao tratamento de vítimas da Covid-19 da cidade.

O Hospital Municipal São Judas Tadeu, em Outeiro das Pedras, recebeu os materiais necessários para o funcionamento de uma UTI: camas mecânicas, colchões, aparelhos de bipap completo, monitores para acompanhamento de sinais vitais, além de utensílios como escadas, mesas auxiliares, comadres, patinhos, bandejas, cubas, suporte de soro e aparelho nebulizador.

Toda entrega foi acompanhada de perto pelo secretário de Saúde, Júlio Ambrósio. “É uma satisfação muito grande ver este local, que será utilizado para salvar vidas, se tornando realidade”, comentou.

Em breve, na unidade de saúde, estarão disponíveis 30 leitos voltados exclusivamente para pacientes vítimas da Covid-19. O espaço contará também com sala de recepção, de medicamentos, de prescrição, depósito de materiais, vestiários, banheiros e área para ambulância, de acordo com a planta do projeto.

“Itaboraí vai viver uma nova realidade”, ressaltou Sadinoel, que aproveitou a oportunidade para agradecer ao Governo Estadual por ter atendido a solicitação de reativar o local que estava abandonado e permitir sua reabertura, principalmente neste momento em que a população tanto precisa.

Esta é a primeira etapa das obras para a reabertura do Hospital Municipal São Judas Tadeu. A parte onde está sendo preparada para abrigar os leitos de tratamento intensivo para os pacientes vítimas da Covid-19 ficará interligada ao prédio da antiga Casa de Saúde. O espaço que estava há anos abandonado, apresentando problemas estruturais, elétricos e hidráulicos, está sendo totalmente revitalizado e a previsão é de que possa funcionar, em sua totalidade, no fim deste ano.

“Este é um legado que vai ficar para a cidade de Itaboraí. Após total reabertura, a população poderá contar com mais um local para atendimentos, a cidade precisa muito desta estrutura”, comentou Júlio Ambrósio, lembrando que Itaboraí possui uma única porta de entrada na rede pública municipal para atender a população após fechamento o da Casa de Saúde São Judas Tadeu, assim, sobrecarregando o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia.

O secretário de Saúde ainda ressalta todo esforço que o governo municipal está fazendo para enfrentar o momento que vem passando com a proliferação do novo coronavírus. “Infelizmente nenhuma cidade estava preparada para essa epidemia tão avassaladora. Estamos atuando e avançando de acordo com nossos recursos, em um tempo curto, mas estamos fazendo nossa parte. A união e o suporte entre o estado e os municípios são de extrema importância neste momento em que precisamos ser ágeis”, afirmou.

A proposta da Prefeitura de Itaboraí é, depois que este período de pandemia passar, transformar a Casa de Saúde São Judas Tadeu em uma ampla maternidade e abrir uma entrada para os casos de emergência no local, tendo como suporte o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia que poderá, então, ampliar o número de cirurgias.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *