Itaboraí recebe campeões brasileiros de Handebol de Areia com homenagens (5)

Itaboraí recebe campeões brasileiros de Handebol de Areia com homenagens. Foto/Divulgação

Dia de festa, celebração e homenagens em Itaboraí. O município recebeu os atletas juvenis do Instituto Líbero Giancarlo Castiglia (LGC), após a equipe masculina ter conquistado a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Handebol de Areia (Handbeach), no início de março. Homenageados pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), os atletas desfilaram em veículo aberto pelas principais vias da cidade e receberam o carinho da população itaboraiense. Além de receberem medalhas de reconhecimento, na sede da Prefeitura, no Centro.

O percurso começou na Avenida 22 de Maio, na altura de Santo Expedito, passando pelas ruas César Xará e Comandante Ari Parreiras, em Vendas das Pedras, até retornar para a sede do Executivo, na Praça Marechal Floriano Peixoto. Além do título de campeão da equipe masculina, o time feminino do instituto também disputou a competição nacional, realizada no Paraná, e conquistou o quarto lugar. Presente no desfile, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Lenon Coutinho, ressaltou a importância do esporte para os jovens e parabenizou os atletas pelas conquistas.

“Hoje é um dia muito feliz para Itaboraí, dia de honrar essa garotada, os títulos que têm alcançado. Temos que comemorar e parabenizar por cada vitória, por cada medalha. Desde a sua criação, o projeto LGC vem transformando a vida de muitas pessoas e essas conquistas são frutos de muito trabalho”, afirmou o secretário.
Foto/Divulgação

Criado há nove anos, o Instituto LGC, localizado no Outeiro das Pedras, foi o responsável pela formação das equipes de Handebol de Areia (Handbeach) de Itaboraí que, somente no último ano, conquistaram os títulos dos Jogos Estudantis, o Campeonato Carioca e Copa do Brasil da modalidade.

“A ideia da criação do Handbeach no Instituto surgiu através da ausência desse esporte na região. Aliado a isso, tivemos o rápido recrutamento e desejo desses atletas que vem nos últimos anos se sacrificando para participar dos treinos e das competições. Alguns deles já estão sendo reconhecidos e foram convocados para a seleção brasileira da modalidade. Não posso deixar de agradecer os nossos patrocinadores. É um sonho para todos esses atletas”, disse o presidente do Instituto, Wladmir Castiglia.

O treinador André Luiz Simões parabenizou os atletas pelas recentes conquistas e agradeceu o reconhecimento do município.

“Por se tratar de uma modalidade pouco conhecida, é gratificante que essas conquistas sejam divulgadas e que recebam esse reconhecimento. Foram etapas disputadas em três Estados e, no final disso, conquistamos o ouro para a nossa cidade com os meninos. E as meninas ficaram em quarto lugar. Todos estão de parabéns”, disse o treinador. 

Um dos destaques da equipe masculina, o jovem Kauan Novaes, de 18 anos, contou que ficou bastante emocionado com a conquista do ouro na competição e com a recepção da população itaboraiense nas ruas. “Um dia inesquecível. Não tenho palavras para descrever essa sensação”, disse o morador de Outeiro das Pedras. 

Handebol de Areia (Handbeach) – Esporte pouco conhecido por grande parte da população, o Handebol de Areia possui regras específicas. Diferente da modalidade disputada nas quadras, é formado por equipes com quatro jogadores, sendo três de linha e um goleiro, que também participa do ataque quando sua equipe está com a posse de bola. A partida dura dois tempos com 10 minutos cada, com um intervalo de cinco minutos.

Humor/Colaboração: Netto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *