Itaboraí inicia Estratégia de Vacinação contra a Influenza em abril

Vacinação em Itaboraí. Foto/Divulgação

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), dará início à Estratégia de Vacinação contra a Influenza no dia 7 de abril de 2025. O objetivo é reduzir complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe na população-alvo.

Para ampliar o acesso à imunização, será realizado um Dia de Mobilização Nacional no sábado, 10 de maio, oferecendo mais uma oportunidade para que os grupos prioritários se vacinem.

A vacinação contra a Influenza será destinada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Poderão se imunizar crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas (mulheres no pós-parto); idosos a partir de 60 anos; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; povos indígenas e quilombolas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e portuário; população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens sob medidas socioeducativas; trabalhadores dos Correios.

Para o ano de 2025, a vacina utilizada será a Influenza Trivalente, composta por três cepas do vírus: H1N1, H3N2 e B/linhagem Victoria.

A vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde do município. Entretanto, algumas unidades terão um cronograma específico para a aplicação das doses:
-Picos: vacinação em uma sexta-feira de cada mês, sendo em abril no dia 11;
-Engenho Velho: atendimento quinzenal às quintas-feiras;
-Helianópolis: aplicação todas as quartas-feiras.

A SEMSA reforça a importância da imunização para os grupos prioritários, como forma de proteção individual e coletiva contra o vírus da gripe. Para se vacinar, basta comparecer à Unidade de Saúde mais próxima, portando cartão de vacinação, cartão do SUS e CPF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *