Elber Correa propõe prioridade na vacinação para profissionais de coleta e limpeza urbana

Presidente da Câmara, Elber Correa propõe prioridade na vacinação para profissionais de coleta e limpeza urbana. Foto/Divulgação: Marlon Oliveira

Preocupado com os profissionais da coleta de resíduos e limpeza urbana, o presidente da Câmara de Vereadores de Itaboraí, Elber Correa (Republicanos) apresentou o projeto de lei nº 1033/2021. A matéria propõe conceder prioridade na ordem de vacinação contra a Covid-19, para todos os profissionais da coleta de resíduos, catadores de materiais recicláveis e demais funcionários da limpeza urbana, visando protegê-los, em razão da atividade exercida.

O texto da proposta destaca que esses trabalhadores têm contato direto com resíduos contaminados, e por isso estão seriamente expostos a riscos não só para sua própria saúde, como para a saúde das pessoas com quem convivem, e também para toda a sociedade, uma vez que se tornam potenciais agentes de transmissão.

Elber Correa explica, ainda, que esses profissionais lidam com todo tipo de resíduos, muitos descartados de maneira inadequada, como máscaras e equipamentos de proteção individual, lixo domiciliar com grande possibilidade de contaminação, sem falar no contato frequente com material contaminado dos hospitais, entre outros resíduos descartados sem identificação e correta proteção.

O presidente da Câmara explicou que a atividade de limpeza urbana exige que os profissionais se desloquem por grandes distâncias pelas ruas das cidades, sendo extremamente pertinentes que estejam imunizados para evitar o contágio deles e dos demais cidadãos. O presidente conclui enfatizando que apresentou o presente projeto de lei com o intuito de salvar vidas.

“Nesse sentido, e diante das condições a que esses profissionais são expostos, e considerando sua total vulnerabilidade, bem como o acentuado risco de contaminação e transmissão da doença, é necessário conceder prioridade na vacinação. Os profissionais da limpeza urbana são responsáveis pela linha de frente sanitária do combate ao vírus e executam atribuições de alto risco de contágio, por conta do amplo contato com a população e com os resíduos nas ruas das cidades”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores de Itaboraí, Elber Correa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *