WhatsApp Image 2025-05-23 at 15.58.48

Foto/Divulgação

 Líder no ranking estadual e terceira colocada nacionalmente no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu), Niterói coleta, por meio da companhia de limpeza da cidade (Clin), mais de 700 toneladas de resíduos por dia. A Prefeitura de Niterói tem se tornado referência em boas práticas na limpeza urbana para diversos segmentos. Esta semana, um grupo do Núcleo de Educação Ambiental da Região da Bacia de Campos de Cabo Frio, representado pela Associação Raízes, fez uma imersão de três dias para participar de um intercâmbio de aprendizagem na Clin.

Considerada referência no que diz respeito ao destino do lixo e a modalidades de coleta, a equipe de sustentabilidade da Clin apresentou para o grupo as experiências bem-sucedidas. A ação teve como objetivo conhecer experiências sobre as boas práticas de gestão de resíduos em Niterói.

“Apresentamos programas importantes que a instituição desenvolve nas áreas social, ambiental e educacional. Proporcionamos ao grupo visita a alguns pontos para que pudessem entender mais de perto como é o funcionamento do trabalho desenvolvido pela companhia e a importância que damos à reciclagem do material. Foi uma troca muito interessante. Conhecemos também sobre o projeto de educação ambiental deles”, destaca o presidente da Clin, Acílio Borges.

Foram abordados assuntos como o trabalho na sede e nos 14 Distritos de Limpeza Urbana; coleta domiciliar; desafios e benefícios da coleta seletiva; separação dos materiais entre secos e orgânicos; rejeitos; coleta seletiva nos condomínios, programa Bairros Sustentáveis; e o Bota Fora, que tem o intuito de chamar a atenção da população para o descarte irregular de grande quantidade de lixo.

Foram apresentadas ainda modalidades de coleta como Clin Comunidade Sustentável, que contempla cerca de 15 comunidades e dispõe de contêineres semienterrados, com capacidade de até cinco metros cúbicos conhecidos como moloks; Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e Porta a Porta.

O educador social do projeto de Cabo Frio, Rafael Evangelista Pereira, ressaltou a importância da troca com a Clin.

 “Identificamos no nosso município muitas áreas que precisam ser melhoradas e modernizadas. Partindo deste ponto, vimos a necessidade de buscar novas experiências. Optamos por um intercâmbio na Clin. Niterói é perto da nossa cidade e é uma referência com boas práticas de gestão. Pesquisamos e vimos que a companhia tem um trabalho reconhecido quanto ao destino de resíduos”, afirmou Rafael.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *