No último ano, mais de 60 mil pessoas foram impactadas com ações e programas em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre
O Instituto Cyrela (IC), responsável pelos investimentos sociais privados do Grupo Cyrela, completou 13 anos e mantém firme seu compromisso com a transformação da sociedade e a melhoria da educação pública. Em 2023, o Instituto investiu mais de 8 milhões de reais, impactando mais de 60 mil pessoas com ações voltadas para a educação em territórios de atuação do Grupo, nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).
O investimento foi dividido entre seus esforços, que são compostos por três pilares, chamados de Transformação, Vontade e Conexão. “Nosso investimento em 2023 reflete o compromisso contínuo com a educação e a transformação social. Ao destinar mais de 8 milhões de reais, buscamos criar um impacto duradouro nos locais onde atuamos, beneficiando milhares de pessoas e contribuindo para um futuro mais promissor”, afirma Débora Costa Galvão, gerente de Responsabilidade Social do Instituto Cyrela.
Transformação em escolas e creches
No pilar Transformação, mais de 6 milhões de reais foram investidos no programa “Vizinhança do Saber” para melhorias em escolas, creches públicas e organizações sociais próximas aos empreendimentos Vivaz. Focados na faixa da primeira infância até o primeiro emprego, este programa beneficiou 29 comunidades escolares que necessitavam de investimentos, recebendo espaços de aprendizagem com a entrega de salas makers, laboratórios de ciências, áreas de leitura e espaços de brincar, impactando positivamente a jornada educacional de crianças e jovens.
“As melhorias nas comunidades escolares são fundamentais para proporcionar um ambiente de aprendizagem mais estimulante e inclusivo para as crianças e o impacto positivo que essas transformações têm gerado irá permanecer por muito anos”, complementa Débora.
Alguns exemplos de escolas beneficiadas no programa incluem a Escola Estadual Domingos Faustino Sarmiento, em São Paulo, onde foi criado um novo espaço de brincar com cores representando as nacionalidades dos alunos, sendo que 90% dos seus alunos são imigrantes ou filhos de imigrantes. Em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, o Instituto Prebisteriano Álvaro Reis recebeu uma área de brincar para mais de 400 crianças da comunidade Cidade de Deus. Já em Porto Alegre, um edital destinou 300 mil reais para a revitalização de quatro organizações sem fins lucrativos: Ação Social de Fé, Sociedade União da Vila dos Eucaliptos, Escola Especial para Surdos Frei Pacífico e o Centro Infantil Renascer da Esperança.
O Instituto Cyrela, em parceria com o Instituto PROA e o Banco da Providência, também capacitou 946 jovens para o primeiro emprego, oferecendo treinamento e suporte para o desenvolvimento de habilidades profissionais e comportamentais nos três estados onde atua. Na área de tecnologia, com apoio da RECODE, uma organização que promove o desenvolvimento tecnológico em comunidades de baixa renda, 307 dos 323 jovens inscritos completaram a formação, promovendo inclusão digital com uma taxa de evasão abaixo de 5%. O IC também colaborou com a Laboratória, formando mais de 40 mulheres para cargos na área de tecnologia em 2023.
Ações de voluntariado
No pilar Vontade, um dos momentos mais esperados pelos colaboradores do Grupo Cyrela é o Dia da Ação Voluntária (DAV23), dedicado à revitalização de espaços. Em 2023, essa iniciativa mobilizou 426 voluntários que tornaram mais acolhedores para as crianças espaços da Escola Estadual República Argentina (SP), da Escola Municipal Alina de Britto (RJ) e do CENCOR 1, na região sul.
“O DAV23 é um dos eventos mais significativos para o Instituto Cyrela, pois reflete o espírito de colaboração e solidariedade dos nossos colaboradores. É inspirador ver o impacto positivo que podemos gerar juntos”, afirma a gerente de Responsabilidade Social do Instituto Cyrela.
Nas ações de voluntariado, também incluiu o evento Dia de Magia, que envolveu o apadrinhamento de cartas escritas pelos filhos e filhas de colaboradores das obras em São Paulo e Porto Alegre. No último ano, a ação recebeu 226 cartas, que foram todas apadrinhadas, culminando em um evento de fim de ano com atividades lúdicas, brincadeiras e muitos presentes para as crianças.
Em 2023, 719 colaboradores participaram de 13 ações de voluntariado, representando 19% dos funcionários do Grupo Cyrela. Outras ações que também foram realizadas incluem a Horta Cidades Sem Fome, em São Paulo, a campanha de inverno “Traga um casaco que vai esfriar”, a gincana RJZ, realizada na regional do RJ – onde colaboradores se reuniram em times para uma competição com o objetivo de fazer o bem, incluindo ações de doação de sangue, apadrinhamento, doação de ração e limpeza de praias -, atividades recreativas, brincadeiras e jogos animados com mais de 100 crianças atendidas pelo Centro Comunitário da Vila Orfanotrófio, em Porto Alegre, e muito mais. Para consultar as outras ações do voluntariado, clique aqui.
Apoio às comunidades
No ano passado, o Instituto continuou apoiando comunidades através de doações, parcerias estratégicas e ações diretas do pilar Conexão. Desde o início da pandemia de COVID-19, o IC distribuiu cestas básicas para organizações sociais em todo o Brasil, investindo 8 milhões de reais entre 2020 e 2023, beneficiando mais de 12 mil famílias. Outro projeto significativo foi o Rede do Bem, que doou móveis, eletrônicos e diversos objetos não mais utilizados pela Cyrela, repassando cerca de 80 objetos duráveis e mais de 2 mil itens descartáveis.
Novidades em 2024
Seguindo a estratégia de ESG (Ambiental, Social e Governança) do Grupo Cyrela, o IC desenvolveu novas políticas em 2023, a serem implementadas neste ano. Essas políticas incluem investimento social privado, voluntariado e responsabilidade social corporativa, com foco no bem-estar dos colaboradores. As novas diretrizes, aplicadas em todas as regionais, visam beneficiar diversos stakeholders, como colaboradores de obra e escritório, a comunidade ao redor dos empreendimentos e os clientes Vivaz.
A gerente de Responsabilidade Social do Instituto Cyrela, Débora Costa Galvão, complementa: “Em 2024, estamos dedicados a desenhar estratégias que tragam impacto positivo aos nossos colaboradores, verdadeiros pilares do sucesso da Cyrela. Essas iniciativas refletem nosso compromisso contínuo com o bem-estar das comunidades onde operamos”.
Para saber mais sobre as ações do Instituto Cyrela e consultar o Relatório 2023 na íntegra, clique aqui ou acesse www.institutocyrela.org.br.
Sobre o Instituto Cyrela
Fundado em 2011, o Instituto Cyrela é responsável pelos investimentos sociais privados da Cyrela, que tem a missão de transformar a cidade e o jeito de viver. Com ênfase na educação, o Instituto atua no desenvolvimento de projetos que contribuem com a melhoria da qualidade na educação da rede pública de ensino, desde a primeira infância até o primeiro emprego. O Instituto recebe como orçamento 1% do lucro líquido da operação da Cyrela e é guiado por sua missão de fazer o bem, desempenhando um papel crucial na transformação da sociedade e no fortalecimento das relações comunitárias.
Fonte: Jéssica Amaral