População deve ficar atenta ao calendário da inspeção, que é obrigatória por lei
A Naturgy, distribuidora de gás natural com atuação em todo o estado do Rio de Janeiro, orienta seus clientes residenciais e comerciais a ficarem atentos ao calendário de realização da Inspeção Periódica de Gás (IPG). Instituída pela lei estadual nº 6.890/2014, com o objetivo de garantir a utilização correta e segura das instalações de gás, a inspeção deve ser realizada a cada cinco anos. Quem utiliza gás de botijão também deve realizar o procedimento.
“A inspeção periódica de gás deve ser feita regularmente a cada cinco anos, conforme prevê a legislação, para garantir a segurança de todos. É fundamental contratar uma empresa especializada, autorizada pelo Inmetro, para realizar a avaliação das instalações.”, explica Christiane Delart, diretora do Sistema de Distribuição de Gás da Naturgy.
Conforme instrução normativa da Agência Reguladora de Energia e Saneamento (Agenersa), para os clientes que utilizam gás canalizado, em agosto, chega a vez dos moradores de Barra do Piraí, Barra Mansa, Porto Real, Resende, Três Rios e Volta Redonda e os seguintes bairros da capital: Abolição, Água Santa, Botafogo, Cachambi, Catete, Copacabana, Cosme Velho, Encantado, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Flamengo, Glória, Humaitá, Jacaré, Jacarezinho, Laranjeiras, Leme, Lins de Vasconcelos, Méier, Piedade, Pilares, Riachuelo, Rocha, Sampaio, São Francisco Xavier, Todos os Santos e Urca realizarem sua inspeção. O calendário, que pode ser consultado no site da Naturgy, estabelece datas distintas para municípios e bairros da capital, com o objetivo de facilitar o agendamento da inspeção.
A Inspeção Periódica de Gás (IPG) somente pode ser realizada por empresas habilitadas pelo Inmetro. O cliente pode consultar as empresas aptas no site do órgão ou através de um link no site da Naturgy. Vale lembrar que a contratação de uma empresa é de livre escolha do cliente, dentre as habilitadas, e o agendamento do serviço deve seguir o calendário. Durante a visita, o técnico verifica os itens que fazem parte da instalação interna de gás, como possíveis escapamentos, ventilação das áreas onde estão instalados os aparelhos a gás, entre outros. Por fim, o cliente recebe um laudo dizendo se esta instalação está de acordo ou não com lei estadual e com as normas estabelecidas pela Agenersa. Caso não esteja, o cliente será orientado a realizar os reparos, contratando empresa de manutenção no mercado. A Naturgy não realiza esse tipo de serviço.
“Fique atento! É de sua responsabilidade escolher e agendar o serviço com uma empresa habilitada. Consulte o calendário e veja o período da inspeção na sua região. Contrate a empresa habilitada que melhor te atender e deixe sua situação em dia. Não deixe para a última hora, para evitar imprevistos”, orienta Delart.
Inspeção Periódica de Gás das instalações de condomínios também deve ser feita a cada cinco anos
Se dentro das residências e estabelecimentos comerciais, a responsabilidade pela realização da Inspeção Periódica de Gás é dos proprietários das unidades, nas áreas comuns, o procedimento deve ser agendado pelos síndicos.
No site da Naturgy, estão disponíveis todas as informações sobre o procedimento e, em caso de dúvida sobre a inspeção, o cliente pode entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800-0247766. A companhia também realiza campanhas em suas redes sociais e promove palestras orientativas em condomínios e Associações de Moradores. Além disso, ao acessar seu login no portal Minha Naturgy, a página abre uma mensagem com o período em que o cliente deve realizar sua inspeção.