A Comunidade indígena Ka´Aguy – Porã fizeram manifestação hoje, segunda-feira, às 10h (parte da manhã), na Aldeia Mata Bonita e depois seguiram para Câmara de Vereadores de Maricá, contra as obras do resort espanhol, que está destruindo a restinga local e os responsáveis pela obra estão cerceando o direito de ir me vir dos indígenas.
A manifestação conta com apoio das associações SOS RESTINGA, ACLAPPEZ, APALMA e a comunidade pesqueira de ZacariasApesar de embargos judiciais repetidos, a empresa “IDB Brasil”, filial da empresa espanhola Cetya, persiste em implementar o mega empreendimento imobiliário “MARAEY” na restinga de Maricá, com o apoio da Prefeitura de Maricá.
Poucos dias atrás, a obra de destruição da cobertura vegetal e do frágil solo da restinga começou. Os homens da aldeia já não podem mais circular na APA em busca do sapé com qual constroem suas ocas e as jovens índias foram barradas dos campos onde encontravam as sementes com quais fazem artesanato.
As comunidades pesqueira e indígena locais, apoiadas por moradores, universitários e ambientalistas de todas origens, revoltadas pela atitude da empresa e da Prefeitura e pela destruição da cobertura vegetal da restinga que já está acontecendo na restinga da APA Estadual de Maricá, resolveram se manifestar.