Já no primeiro semestre de 2024, mais duas escolas municipais serão contempladas com banda escolar, sendo a Jornalista Alberto Torres, no Apollo, e Padre Hugo Montedônio Rêgo, em Retiro São Joaquim. Todas as bandas contam com maestros e instrumentos de percussão e de sopro, que foram adquiridos pela SEMED.
O secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, destacou a importância da retomada do projeto nas escolas municipais.
“As bandas escolares são tradicionais no município, mas estavam paralisadas há alguns anos. Decidimos retornar com elas e oferecer as aulas no contraturno. Assim, contribuindo para o aprendizado de um instrumento musical, a capacidade de trabalhar em grupo e outros benefícios”, disse o secretário.
O projeto da Banda Escolar visa oferecer aos alunos atividades saudáveis ao desenvolvimento humano, fomentando a musicalização como apoio pedagógico e disciplinar, incentivando a formação do aluno músico e descobrindo talentos.
As aulas de música são realizadas na própria escola, no contraturno, duas vezes por semana, aproximadamente de 1h a 1h30 de duração. Cada banda conta com uma média de 40 alunos.
As bandas participam de apresentações realizadas em eventos nas próprias escolas e também externos, como neste ano, no desfile cívico escolar, em comemoração ao aniversário da cidade, e no Natal Ita Luz, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro.