A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) recebeu, nesta quinta-feira (11/05), a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que passa por uma peregrinação pelo país vinda da cidade de Fátima, em Portugal. Ao todo, 12 imagens da Santa percorrerão mais de 100 mil quilômetros pelos continentes Americano, Africano e Europeu. Após uma missa na Capelania da Casa, a imagem foi levada ao plenário pouco antes do início da sessão de votação dos projetos de lei.
“Receber a imagem de Nossa Senhora tem uma importância muito grande porque simboliza muito para o povo que trabalha aqui todos os dias”, comentou o deputado Brazão (União), 1º vice-presidente da Alerj, que recebeu a imagem da Santa no gabinete da presidência. “É muito importante trazer aqui para dentro a fé, que é a coisa mais importante que nós temos, para que a gente possa atender à nossa população tão sofrida. É através da fé, da união e do respeito ao próximo que vamos conseguir isso”, disse.
O deputado Fred Pacheco (PMN), que participou da missa cantando músicas religiosas, falou da importância da mensagem de Nossa Senhora de Fátima como guia para a vida dos cristãos e considerou a presença da Santa no Parlamento como um símbolo democrático.
“Esse é um momento muito importante para nós, católicos, sobretudo para demonstrar um ato de democracia e de expressão de civilidade. Quero agradecer ao presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, porque, quando ele nos permite ter a imagem peregrina nesta Casa, temos a chance de exercer a nossa fé. Não somente nós católicos, mas todos aqueles que se conectam com as diretrizes de Deus: os irmãos evangélicos, umbandistas ou mesmo aqueles que preferem não exercer sua fé. Assim que se determina um bom Estado laico, que não é um Estado sem fé, mas que permite a cada pessoa exercer a sua”, declarou.
A missa foi conduzida pelo padre Manoel Pacheco, da Capital Metropolitana do Rio de Janeiro, que destacou a importância da Virgem Maria como “mãe de todas as culturas e diferenças”.
“Essa é a casa do povo, de todos nós”, disse o padre. “Para o nosso mundo de hoje, Nossa Senhora de Fátima vem trazendo a centralidade da mulher no mundo da política e no mundo social, essa mulher que está disposta e faz uma opção autêntica pela transformação de nossas estruturas”, comentou o padre Manoel.
Parte da missa também foi dedicada a pessoas de outras religiões, como os evangélicos e espíritas, além daquelas que não professam nenhuma religião. Também participaram da cerimônia os deputados Luiz Paulo (PSD), Márcio Gualberto (PL), Martha Rocha (PDT), Índia Armelau (PL), Sérgio Fernandes (PDT), Luiz Cláudio Ribeiro (PSD) e Otoni de Paula Pai (MDB).
Turismo religioso
Para os cristãos, Nossa Senhora de Fátima é uma das invocações atribuídas à Virgem Maria, e apareceu pela primeira vez em Portugal, em maio de 1917. A sua principal mensagem, destacaram os presentes, é justamente o exercício da fé através da reza do terço.
A fé que move milhões de fiéis mundo afora e tem potencial para transformar a realidade do Rio de Janeiro, arrecadando recursos através do turismo religioso, como pontuou o fundador da Associação Arquidiocesana Tarde com Maria, Berthaldo Soares, que foi o responsável pela vinda da imagem peregrina para o Brasil. A ideia é que a cidade do Rio de Janeiro seja parte do roteiro da peregrinação de fiéis para Aparecida do Norte.
“O Rio de Janeiro tem vocação, é uma cidade abençoada. Nós precisamos apostar na peregrinação dos fiéis. É fundamental a Alerj colocar o coração, os olhos e a mão para ajudar o turismo religioso”, disse Berthaldo, destacando que esse incentivo beneficiaria diversas religiões. No plenário, ele foi homenageado com uma Moção de Louvor e Aplausos entregue pelo deputado Fred Pacheco.