Data foi criada para estimular ato de solidariedade
O Hemonúcleo de São Gonçalo realizou, nesta segunda-feira (27), uma ação especial para o Dia Nacional do Doador de Sangue, que foi celebrado no último sábado (25). O doador recebeu, além do tradicional lanche após a doação, brindes e ainda encontrou o local com uma decoração especial pela data.
“Nós precisamos muito da colaboração das pessoas porque nosso núcleo atende toda a rede municipal hospitalar de São Gonçalo. Com essas ações, a gente chama a população e incentiva a doação”, disse Thamyris Gomes, diretora administrativa da unidade.
Dados do Ministério da Saúde apontam que menos de 2% da população doam sangue de forma regular. E o mês de novembro foi escolhido para celebrar a data justamente por ser um mês com estoques baixos.
“A gente tem as festas de fim de ano e carnaval se aproximando. São períodos que, quanto mais se aproximam, mais precisamos do nosso estoque cheio para atender a população”, reforçou Thamyris.
Vale ressaltar que a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue em em uma doação, são coletados, no máximo, 450 ml de sangue. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes e assim beneficia até três paciente com apenas uma unidade coletada.
A técnica de enfermagem Jéssica Santos, de 36 anos, estava doando pela primeira vez. E disse que pretende tornar o ato frequente.
“Eu tenho medo de agulha, mas vejo a necessidade dos paciente que precisam de doação e os hospitais não têm. Por isso, criei coragem e vim doar. Quero fazer todo ano”, disse.