Número de doadores aumentou mais de 70%
Com a ampliação do horário de funcionamento do Hemonúcleo de São Gonçalo, o número de doações de sangue na unidade aumentou mais de 70%. O espaço atende a todos os hospitais municipais da cidade e, com o crescimento do número de doadores, está conseguindo enviar bolsas de sangue também para o Hemorio, salvando mais vidas.
Desde o final de fevereiro, a unidade está funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os profissionais da unidade pedem para que os doadores cheguem até 30 minutos antes do fechamento para a doação.
“São Gonçalo segue avançando na saúde e, com o aumento do número de realização de exames e cirurgias de alta complexidade, também vem crescendo a utilização de bolsas de sangue. Após a ampliação do horário de funcionamento do espaço, estamos conseguindo abastecer nossas unidades municipais e também o Hemorio, que é um grande aliado para salvar vidas. Estamos muito felizes com o feito e esperamos que os gonçalenses sigam com esse ato de solidariedade para que nossos estoques estejam sempre abastecidos”, disse Danielle Pacheco, diretora administrativa da unidade.
Aqueles que tiverem interesse em doar devem comparecer à unidade – que fica na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto – e iniciar o processo de cadastramento. Ao realizar o procedimento, o doador passa por uma triagem clínica, com entrevista, verificação da pressão arterial e faz o teste de anemia para saber se está apto a realizar a coleta.
A doação de sangue é rápida e indolor. Em poucos minutos é feita a retirada de cerca de 400 ml de sangue e logo após a doação a pessoa pode seguir a vida normalmente.
Após a doação, o sangue vai para o fracionamento e uma amostra passa por exames laboratoriais obrigatórios para detectar doenças como HIV, Hepatite B e C, doença de chagas e HTLV.
Os requisitos necessários para doar são: pesar 50kg ou mais, ter entre 16 e 69 anos de idade (para menores de idade é necessário autorização dos responsáveis), ter um boa noite de sono, uma alimentação saudável, ter evitado alimentos gordurosos e não ter feito piercing e tatuagem há menos de seis meses.
Serviço:
O Hemonúcleo de São Gonçalo fica na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. Doações de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, tendo que chegar até 30 minutos antes.