Corporação teve aumento de efetivo e ampliou presença nas ruas
Com 86 anos de história, a Guarda Municipal de São Gonçalo (GMSG) teve um ano de 2024 com muitas conquistas que impactaram diretamente no desenvolvimento do seu trabalho, valorização de seus servidores e o serviço prestado à população gonçalense.
Com uma presença intensa nas ruas da cidade, a Guarda se destacou como uma importante atuação no combate à criminalidade, com ações contínuas pelo município, em especial os diversos crimes de furto que resultaram em dezenas de prisões ao longo do ano, com 249 ocorrências. Destaca-se a comunicação imediata de delitos flagrados pelas câmeras da Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG) às equipes em patrulhamento pela cidade.
A captação de R$ 2,8 milhões junto ao Governo Federal possibilitou aquisição de novas viaturas. Em 2024, o número de automóveis chegou a 18, ampliando a atuação da Guarda Municipal na cidade e aumentando a presença da corporação em todo o município. Além disso, os investimentos também possibilitaram a aquisição de 150 coletes balísticos e de rádios comunicadores de última geração, que têm sido fundamentais na comunicação entre agentes em patrulhamento e na celeridade das ocorrências nas quais a Guarda é acionada.
Nova inspetoria
Este ano a corporação ganhou a 4ª Inspetoria, no Colubandê, uma guarita de 25m² com dormitório e banheiro, destacando-se como mais um ponto estratégico no aumento da presença da Guarda em São Gonçalo. A sede da inspetoria recebeu o nome do GM Nelson Luiz dos Santos, que faleceu em 2024 e serviu por 33 anos na GMSG.
Reformulação da Ronda Escolar
Este ano também foi de reformulação na Ronda Escolar, grupamento que é referência em todo o Estado do Rio de Janeiro. A partir da resolução Nº 001 /2024, da Secretaria de Ordem Pública, o nome do grupamento foi alterado para Ronda Preventiva Escolar (ROPE), atuando na segurança e proteção preventiva da comunidade escolar do município, com patrulhamento preventivo interno nas unidades escolares, com o intuito de identificar possíveis riscos à segurança, a saúde física e mental dos alunos.
Aumento de efetivo
Em 2024, a Guarda Municipal de São Gonçalo ganhou reforço em seu efetivo. A partir da realização do último concurso público para a corporação, 64 novos agentes entraram em atividade nas ruas da cidade, totalizando, atualmente, 339 servidores na corporação.
Segurança de autoridades
Ampliando seu leque de atuação, a Guarda Municipal de São Gonçalo participou em outubro, do Estágio de Segurança e Proteção de Autoridades (ESPA/24), conduzido pelo 1º Batalhão de Guardas, onde dois agentes gonçalenses foram capacitados para escolha de itinerários, noções de etiqueta, fundamentos jurídicos, observação, memorização e descrição (OMD), retrato falado, tiro, atentados e também planejamento e condução de Operações de Segurança de Autoridades.
Fonte: PMSG