unnamed (4)

Orquestra da Grota faz concerto em homenagem ao Dia Nacional da Música Clássica - Foto/Divulgação: Daniella Anatalício

Orquestra e grupo de flautas fazem apresentações na cidade

 

 

Dois espetáculos gratuitos realizados pelo Espaço Cultural da Grota (ECG) vão movimentar Niterói nesse fim de semana. Na sexta-feira (28), os músicos da Orquestra da Grota apresentam o espetáculo “Alma Brasileira” às 19h na Igreja Presbiteriana Betânia, em São Francisco. Já no domingo (30), às 10h, é a vez do grupo de flautas Som Doce da Grota, que fará uma apresentação na Igreja Luterana de Niterói, em Icaraí.

No espetáculo “Alma Brasileira”, a Orquestra da Grota celebra o Dia Nacional da Música Clássica, em homenagem ao nascimento de Heitor Villa-Lobos. O programa traz obras marcantes do repertório nacional, começando com a irreverência de “Esquizovalsa”, de Aldir Blanc, e o lirismo de “Viajando pelo Brasil”, de Ernst Mahle. Na segunda parte, dedicada inteiramente a Villa-Lobos, haverá a participação especial da Soprano Nicole Amorim e a interpretação de clássicos como “O Trenzinho do Caipira”, “Prelúdio” das Bachianas Brasileiras nº 4, além de “Melodia Sentimental” e “Ária” das Bachianas Brasileiras nº 5. A Igreja Presbisteriana Betânia fica na Av. Rui Barbosa, 679, em São Francisco.

 

Som Doce da Grota toca na Igreja Luterana – Foto: Divulgação

Campanha rumo aos EUA

Já o grupo O Som Doce da Grota segue em campanha para arrecadar fundos visando particiupar do Boston Early Music Festival, o maior evento de música antiga dos EUA. No domingo, o grupo se apresenta interpretando obras brasileiras e também composições dos períodos Barroco e Renascentista, dando uma prévia do que será apresentado nos Estados Unidos. A Igreja Luterana de Niterói fica na Alameda Alcides, 102, em Icaraí.

Este é o segundo ano em que o Som Doce é convidado a participar de forma presencial do festival em Boston. A organização garante estadia e acesso dos músicos de forma gratuita a todas as atividades, incluindo workshops e masterclasses. No entanto, os custos com passagens, alimentação e emissão de passaportes e vistos são por conta do ECG. O Som Doce da Grota também fará duas apresentações dentro da programação oficial. Ao todo, são necessários cerca de R$ 85 mil para custear toda a viagem, que terá duração de quatro dias, com embarque previsto para 11 de junho.

Mais informações sobre como colaborar podem ser obtidas no site da Grota ou na página @orquestradagrota no Instagram.

 

 

 


Fonte: Paulo Marcio Vaz – Espaço Cultural da Grota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *