Devido às recomendações das autoridades sanitárias, a edição de fevereiro da Feira das Yabás, que acontece neste domingo, dia 13, não será realizada na Praça Paulo da Portela, como acontece tradicionalmente. O evento acontecerá na quadra da Portela, a maior campeã do carnaval carioca. A entrada é gratuita !! Será obrigatório apresentar esquema vacinal completo e teremos medição de temperatura na portaria da quadra.
E para os órfãos do carnaval de rua carioca, uma ótima notícia: além de Marquinhos de Oswaldo Cruz e sua banda, a Feira terá a participação do Cordão da Bola Preta, maior bloco de carnaval do mundo! A festa começa, a partir das 13h, e a quadra da Portela fica na Rua Clara Nunes,81, em Madureira, zona norte do Rio.
Importante: haverá arrecadação de alimentos não perecíveis para o projeto Mesa Brasil, do Sesc. Quem puder ajudar, traga sua doação para quem está precisando muito da sua solidariedade neste momento da pandemia.
O evento: FEIRA DAS YABÁS, MÚSICA E GASTRONOMIA NEGRA CARIOCA.
Evento gratuito, a Feira das Yabás acontece há 13 anos no bairro de Oswaldo Cruz, contíguo a Madureira. De destacada relevância para a preservação da cultura afro-brasileira, declarada Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio de Janeiro em 2018, teve sua primeira edição em 2008 idealizada pelo cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, que depois de recriar o Trem do Samba e a Feijoada da Família Portelense resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha, quando era servido uma macarronada com carne assada. Nascia assim, a primeira edição da Feira, que hoje reúne milhares de visitantes de todas as regiões do Rio.
Grandes nomes da MPB, como Dona Ivone Lara, Leandro Sapucahy, Leci Brandão, Arlindo Cruz, Danilo Caymmi, Fátima Guedes, Hamilton de Holanda, Jongo da Serrinha, Guinga, entre outros, já marcaram presença na Feira. A festa tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, Produção da MMachado Promoções, apoio do Sesc RJ e a assessoria de imprensa da Código Morse Assessoria de Imprensa e Comunicação.
Além da boa música, o público ainda aproveita para experimentar a culinária típica do subúrbio carioca e pratos de origem africana nas 16 barracas expositoras, sob o comando das matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz: um imenso restaurante a céu aberto. Entre as muitas opções, Surica com mocotó. Neide Santana serve Angu a Baiana. Já na barraca da Jane Carla você encontra Chouriço e Torresmo. A expositora Romana vai de carré com couve à mineira à moda carioca. Bobó de camarão é o prato da barraca da Jussara e na barraca da Selma Candeia, filha do sambista Candeia, a gostosura é abóbora com carne seca. A combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz fica sob a responsabilidade da Tia Nira. Já a barraca da Tia Edith oferece macarrão com carne assada. Vera Caju encanta com o seu cozido. Rosimeri Cruz serve a deliciosa galinha com quiabo e Jane Pereira arrasa com seu famoso jiló frito. A barraca da Rosângela Maria serve a tripa lombeira e a da D. Marlene a feijoada. Na barraca da Sueli a pedida é Vaca atolada e Carne seca com aipim. A sobremesa é na barraca da Vera de Jesus.
Quando: Domingo, 13 de fevereiro de 2022.
Hora: a partir das 13h.
Local: Quadra do GRES Portela
Rua Clara Nunes,81- Madureira.
Evento gratuito.
Mais informações: 21 – 97036-4543
Classificação: Livre
Assessoria de imprensa: Enildo Viola