Revitalização da Serra Velha, contenção de encostas na RJ-154, programa Limpa Rio, entre outras ações, beneficiarão moradores de Petrópolis, Sapucaia e Sumidouro
A semana encerra com ótimas notícias para moradores da Região Serrana, após reuniões do deputado estadual Marcus Vinícius (PTB) com os secretários de Cidades e de Meio Ambiente. Obras de revitalização da Serra Velha, contenção de encostas na RJ-154 e a implementação do programa Limpa Rio em Petrópolis, Sapucaia e Sumidouro são algumas das melhorias que foram discutidas pelo deputado com os representantes do governo estadual.
As realização de obras de modernização, revitalização e conservação da estrada RJ-107 (Serra Velha) são reivindicadas há anos por moradores de Petrópolis e Magé, e vinham sistematicamente sendo formalizadas por Marcus Vinícius. Na última terça-feira (19), Marcus Vinícius esteve com o secretário estadual de Cidades, Uruan Cintra, solicitando urgência.
Como resposta, foi informado do início do processo licitatório, com projeto incluindo pavimentação, drenagem, recuos de acostamento e sinalização entre o trecho da Fábrica de Pólvora do Ministério do Exército e o Conjunto Residencial Grão Pará, numa extensão de 11,5 quilômetros.
“Agradeço ao governador Cláudio Castro, ao secretário de Cidades, Uruan Cintra, ao presidente do DER Luiz Roberto e toda equipe técnica, temos realmente um governo compromissado em agilizar essas obras na Serra Velha, com previsão de início ainda no primeiro semestre. Uma grande vitória para moradores de Petrópolis e Magé, que mais usam a serra. Além disso, também solicitamos obras de contenção na RJ-154, altura de Sapucaia”, afirma Marcus Vinícius.
Nesta quinta-feira (21), o deputado esteve reunido com o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, os prefeitos de Sapucaia, Breno Junqueira, e Sumidouro, Pé Liso; e o vereador de Sumidouro André Manzate, para pedir a atenção a questões ambientais importantes para o interior.
Para Sapucaia, Marcus Vinícius pediu a doação de abafadores de incêndio, pois a cidade não conta com brigadistas e nem veículos tanque, apesar de, com frequência, apagar incêndios tanto na área urbana quanto na rural.
O deputado também formalizou a importância de um curso técnico de capacitação para o uso do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) e atividades de licenciamento ambiental, para treinar uma equipe apta a atuar dentro da legalidade nas cidades.
“O secretário Thiago Pampolha está muito sensível às demandas, incluindo nosso pedido de implementação do Programa Limpa Rio em Petrópolis, Sapucaia e Sumidouro, o que contribuirá muito na prevenção de enchentes”, conclui o deputado Marcus Vinícius.
Através desse programa, no último ano, foram retirados mais de 1 milhão de metros cúbicos de sedimentos de rios e canais, evitando de forma significativa desastres naturais.