
Teleconsulta do Hospital Estadual Pedro Ernesto vira referência, com mais de 10 mil atendimentos em um ano. Foto/Divulgação: Marcelo Regua
Modelo implantado pelo HUPE-UERJ facilita acesso a 27 especialidades médicas, reduz deslocamentos e fortalece a formação de profissionais de saúde no estado
Com investimento contínuo em tecnologia e inovação, o Governo do Estado do Rio de Janeiro alcançou um marco inédito na saúde pública digital. A Central de Teleconsulta do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), alcançou a marca de 23 mil atendimentos remotos, entre março de 2023 e maio de 2025, consolidando-se como referência nacional no uso da telemedicina no Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa vem ampliando o acesso da população a serviços de saúde especializados, promovendo a continuidade do cuidado, reduzindo desigualdades regionais e modernizando a rede pública com soluções digitais de ponta. A ampliação do serviço de teleatendimento é uma atuação estratégica do Executivo fluminense, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), em parceria com a UERJ.
– Estamos colhendo os frutos de um governo que investe em tecnologia, ciência e saúde pública de forma integrada. A teleconsulta é mais do que um avanço técnico: é uma política pública que salva vidas, reduz desigualdades e melhora a qualidade de vida dos fluminenses. O Rio de Janeiro tem orgulho de liderar essa transformação no SUS – declarou o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
Com um total de 4.354 pacientes atendidos e 27 especialidades médicas e multiprofissionais envolvidos, o HUPE oferece um modelo de cuidado inovador e humanizado. A média de 5,28 atendimentos por paciente demonstra o acompanhamento contínuo, fundamental especialmente em áreas como saúde mental, geriatria e doenças crônicas.
Entre as especialidades mais demandadas estão: Enfermagem (5.198 atendimentos), Psicologia Clínica (4.327), Clínica Médica (2.757), Fisioterapia (2.517) e Fonoaudiologia (1.632).
– O Rio de Janeiro está na vanguarda da transformação digital da saúde pública. O modelo de teleconsulta do HUPE é uma prova de que é possível entregar cuidado de excelência com eficiência, acessibilidade e inovação – afirmou a secretária estadual de Saúde, Cláudia Mello.
O teleatendimento tem desempenhado um papel estratégico na superação de barreiras geográficas e na redução de filas de espera. A modalidade evita deslocamentos desnecessários, facilita o acesso de pacientes com mobilidade reduzida e contribui para o uso racional da infraestrutura hospitalar.
Há dois anos, Mirian Rodrigues da Silva, de 56 anos, moradora de Comendador Soares, em Nova Iguaçu, usa o aplicativo de Teleconsulta. Ela trata um câncer de pulmão e utiliza a tecnologia para as consultas pelo celular, evitando percorrer 32 km de sua casa até o hospital, em Vila Isabel.
– O aplicativo é super intuitivo e fácil de baixar. Ele me fornece vários benefícios: evita grandes deslocamentos, reduz os gastos com transporte e me dá mais conforto. Procuro levar uma vida normal sem pensar na doença. As minhas consultas duram de 20 a 60 minutos e ainda faço quimioterapia de forma presencial no HUPE – disse Mirian Rodrigues.
Além disso, o projeto tem impacto direto na formação acadêmica e profissional dos alunos e residentes da UERJ, fortalecendo o papel da universidade pública na produção de conhecimento e na oferta de soluções inovadoras para o SUS.
A Central de Teleconsulta do HUPE já despertou o interesse de outras unidades da federação e tem sido citada como exemplo de boas práticas em saúde digital. A meta agora é ampliar ainda mais o número de especialidades e expandir o modelo para outras unidades da rede estadual.
– A telemedicina veio para ficar. E o HUPE mostra que, com planejamento, ética e tecnologia, é possível transformar realidades e salvar vidas – concluiu o diretor-geral do hospital, Dr. Rui de Teófilo e Figueiredo Filho.
Para ter acesso ao atendimento, o paciente precisa se cadastrar no site: www.hupedigital.hupe.uerj.br. Em caso de dúvida, ele pode ligar para a Central de Teleconsulta HUPE: 0800 23 85 83.