SEFAZ-1

Foto/Divulgação

Inscrições para concurso que premia redações, projetos e vídeos já estão abertas
 
O Governo do estado, por meio das secretarias de Fazenda (Sefaz-RJ) e de Educação (Seeduc), lançou a edição 2025 do Prêmio Estadual de Educação Fiscal nesta quinta-feira (10/04). O concurso vai premiar os melhores trabalhos de estudantes e projetos de escolas com notebooks, copiadoras e tablets. Neste ano, além de elaborarem uma redação, os alunos podem apresentar, em grupos, vídeos que tratem do tema “Educação Fiscal: o caminho para um futuro sustentável”.
 
As inscrições para a primeira etapa do prêmio já estão abertas e devem ser realizadas pelo Portal da Escola Fazendária (Efaz) (http://www.fazenda.rj.gov.br/efaz) até o dia 20 de maio. Já a segunda etapa, na qual devem ser enviados trabalhos de quem se inscreveu no primeiro prazo, além de novas candidaturas, começa em 27 de maio e segue até 24 de agosto.
 
A premiação, coordenada pela Escola Fazendária e idealizada pelo Grupo Estadual de Educação Fiscal (Gefe-RJ), conta com seis categorias para inscrições individuais, de escolas e grupos da rede estadual de ensino. Os grupos que vão produzir vídeos, novidade no concurso, devem ter no mínimo três e no máximo cinco integrantes. Eles podem ser de turmas e/ou séries/anos/módulos/fases diferentes, desde que matriculados na mesma unidade escolar. Os conteúdos audiovisuais precisam ter o tempo de duração de um a três minutos e tratar do tema, seguindo os critérios do regulamento.
 
Na categoria redação, dedicada aos alunos que integram turmas dos ensinos Médio e Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Socioeducação, deverá ser elaborado um texto sobre o tema do concurso. Já na categoria das escolas, serão avaliadas ações ou projetos desenvolvidos em 2025, ou implementados em 2024, com a temática da Educação Fiscal nas unidades de ensino.
 
Serão premiados os cinco melhores trabalhos de alunos, em cada categoria individual, e os três melhores vídeos da categoria em grupo com notebooks. As três escolas com projetos ganhadores vão receber, cada uma, uma copiadora. Enquanto os professores ou coordenadores pedagógicos indicados como orientadores dos alunos vencedores, assim como cada responsável pelos trabalhos das escolas, ganharão um tablet.
 
–  É uma iniciativa muito valiosa, porque incentiva entre os nossos alunos da rede estadual a consciência e o desejo de conhecer sobre a aplicação dos recursos públicos. Ao final dessa jornada, todos saem ganhando – destacou o secretário de Estado de Fazenda, Juliano Pasqual.
 
A secretária de Educação, Roberta Barreto, ressaltou o impacto da temática na formação dos estudantes: 
 
– A Educação Fiscal é essencial para transformar nossos alunos em agentes de transformação social. Este prêmio é um reconhecimento do compromisso com a construção de um futuro melhor – afirmou a secretária.
 
A avaliação será realizada pela Comissão Técnica, que vai verificar se o conteúdo está de acordo com o regulamento, para encaminhá-lo à Comissão Julgadora que, por sua vez, irá definir os dez finalistas de cada categoria. Os cinco ganhadores de cada grupo serão revelados em uma cerimônia de premiação prevista para ser realizada em dezembro deste ano. Os participantes podem conferir as regras no edital, disponível no Portal da Efaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *