População também vai se beneficiar com a ampliação das obras do Hospital Geral de Guarus
No dia em que Campos dos Goytacazes celebra 188 anos, o Governo do Estado do Rio de Janeiro entregou 15 ambulâncias para os municípios das regiões Norte e Noroeste. Na manhã desta terça-feira (28/03), o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, esteve na Praça Santíssimo Salvador, no Centro, ao lado do secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, para presentear a população com esses investimentos. São Fidélis, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, Cardoso Moreira e Campos foram beneficiados.
A iniciativa faz parte do projeto ‘Samu 100% RJ’ da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que, desde o início deste ano, já distribuiu 222 ambulâncias para 71 municípios do estado. A meta do programa é disponibilizar 249 viaturas para as 92 cidades fluminenses, somando um investimento de R$ 87,4 milhões na renovação e ampliação da frota.
– Não vamos poupar esforços e investimentos para que a população dessas regiões tenham acesso a recursos de qualidade, e isso inclui um serviço móvel de urgência cada vez mais ágil e eficiente. Com equipe multidisciplinar que inclui médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas, nosso objetivo é aprimorar cada vez mais o atendimento ao cidadão – disse o vice-governador Thiago Pampolha, aproveitando o momento para parabenizar os campistas pelos 188 anos.
O secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, destacou que as ambulâncias são do tipo UTIs móveis e que podem salvar milhares de vidas.
– O que nós estamos fazendo é pagar uma dívida histórica e ofertar a toda a população do Norte e Noroeste um atendimento digno. As ambulâncias UTI’s móveis vão salvar milhares de vidas na região. É esse o nosso compromisso com o cidadão – discursou.
Participaram do evento o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, o secretário de Estado de Habitação, Bruno Dauaire, e outras autoridades.
Hospital Geral de Guarus
Após a cerimônia, o prefeito encaminhou as autoridades para uma visita às obras de ampliação do Hospital Geral de Guarus. As intervenções são fruto da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Foram investidos R$ 35 milhões no projeto.
A unidade, segundo o vice-governador Thiago Pampolha, significa para a sociedade mais equipamentos de última geração e atendimento de excelência.
– Fortalecer o sistema de Saúde, com a integração entre as esferas, traz um impacto forte e poderoso na vida de todos os nossos cidadãos, proporcionando crescimento e desenvolvimento econômico – pontuou Pampolha.
A segunda fase da reforma inclui troca do piso, troca das redes elétricas e hidráulicas, além da transformação de dois ambulatórios em uma enfermaria que contará com 29 leitos. O Centro de Tratamento Intensivo (CTI) também está sendo reformado e terá o número de leitos ampliado de 10 para 20, assim como a clínica cirúrgica e o ambulatório de clínica médica, este com 25 leitos.
A nova emergência já conta com dois consultórios médicos, sala para exame de eletrocardiograma (ECG), ultrassom (USG), posto de coleta, psicologia, serviço social e hidratação. Ao todo, são 20 leitos de repouso, 14 leitos na Unidade de Pacientes Graves (UPG), sendo um de isolamento e 10 para observação, além de oito cadeiras para hidratação, uma UTI para adultos com nove leitos e mais um de isolamento.