O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Envelhecimento Saudável, abre inscrições para os dois projetos da pasta – “Ativa Idade” e “Envelhecimento Ativo”. Ao todo, são cerca de 5 mil vagas em 35 núcleos localizados nas regiões das Zona Oeste e Norte da capital, além das cidades de Queimados e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
– Por serem do grupo de risco, os idosos sofreram muito durante a pandemia em virtude do isolamento social, extremamente necessário para que pudéssemos salvar vidas. Infelizmente, muitos se tornaram depressivos. Com estes novos projetos da Secretaria de Envelhecimento Saudável, queremos devolver qualidade de vida e sociabilidade aos cidadãos fluminenses da melhor idade. Vale lembrar que as atividades estão sendo retomadas graças ao sucesso da vacinação do Estado do Rio de Janeiro – disse o governador Cláudio Castro.
Enquanto o projeto “Ativa Idade” consiste em atividades laborais e de ginástica, o “Envelhecimento Ativo” promove ações voltadas para fisioterapia e reabilitação. O público alvo são pessoas acima dos 40 anos.