O partido Liberal (PL) está se tornando a maior força política do Estado do Rio de Janeiro, um político de peso o governador Cláudio Castro já está filiado ao PL. Castro se reuniu com o presidente do PL Valdemar Costa, em Brasília, na sede do partido, para oficializar a sua filiação. Também estiveram presentes na reunião o gonçalense e deputado federal Altineu Cortez, presidente do partido no estado do RJ e o Senador fluminense Carlos Portinho, que devem dar total apoio na reeleição de Cláudio Castro no ano que vem.
O PL pode ganhar ainda mais força no estado, o vice-prefeito da cidade do Rio de janeiro Nilton Caldeira, é do PL. Ele também ocupa o cargo de secretário municipal de Habitação e o partido ainda tem a RioLuz. Todos sabem que o atual prefeito Eduardo Paes, que deverá filar-se ao PSD, é declarado pré-candidato ao governo do estado. Se isso acontecer Paes terá que deixar o cargo em abril de 2022, que passará ser de Nilton Caldeira.
Além do governador Cláudio Castro, os deputados estaduais Alexandre Knoploch (PSL), Rodrigo Bacellar (Solidariedade) e Márcio Pacheco (PSC), também se filiaram ao PL.