Resultados positivos do Governo do Estado destacam a retomada do setor econômico
O governador Cláudio Castro se reuniu com o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antônio Filosa, nesta sexta-feira (22/09), no Palácio Guanabara. Durante o encontro, o presidente da empresa anunciou o investimento de R$ 2,5 bilhões no estado, por meio da unidade localizada no município de Porto Real. Na reunião, também foram abordados temas do setor automobilístico, além dos números positivos do estado do Rio de Janeiro, como a segunda colocação do país em números de geração de emprego.
– Esse valor que será investido é a prova da recuperação da economia e da credibilidade dos investidores no Rio de Janeiro. Hoje, olhando para o nosso estado, sentimos orgulho. Somos um estado em franca recuperação, e podemos provar por meio dos dados: 20% de toda arrecadação federal é feita aqui, somos responsáveis por extrair 85% de todo o petróleo nacional, além de produzirmos 60% da energia limpa do país. Esse trabalho só é possível pela união de esforços de todos os setores envolvidos. Estamos no caminho certo – ressaltou o governador.
O presidente da Stellantis, Antônio Filosa, também discursou sobre a parceria com o Governo do Estado. A empresa, que opera no Rio de Janeiro desde 2001, gera cerca de 1,7 mil empregos diretos na planta.
– É visível para nós da Stellantis a transformação logística, econômica e industrial que o Rio de Janeiro passa. Sabemos que isso só foi possível por meio de muito trabalho e esforço de toda a equipe do governo. Vislumbramos um futuro próspero para o território fluminense e queremos fazer parte desse processo. Reitero aqui o meu compromisso com o governador e secretários presentes – disse.
No final do evento, foi apresentado o novo modelo de automóvel que será produzido em Porto Real pela Stellantis, o novo SUV Citroen C3 Aircross. Este é o segundo veículo lançado pelo grupo no ciclo de 2020 – 2025.
– A presença da Stellantis no Rio de Janeiro contribui para a expansão da indústria automotiva fluminense e para o crescimento da região, já que é responsável por 1,7 mil empregos diretos na planta. Além disso, contribui para a atração de fornecedores, com destaque para empresas de autopeças e para prestadores de serviços – explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah.
Cláudio Castro recebe cinco alunos do projeto Dupla Escola – gerenciado pelo RioSolidario, em Barra Mansa, com o apoio da Stellantis
Ainda durante a cerimônia, o governador recebeu cinco jovens do projeto Dupla Escola, que foram escolhidos por terem sido vencedores da recente Maratona de Ideias, que reuniu os alunos em busca de soluções para as dificuldades enfrentadas na fábrica pelo parceiro.
Lançado em 2016, o Dupla Escola é um modelo de educação que integra o Ensino Médio Regular e o Profissionalizante, com foco no desenvolvimento de habilidades técnicas que ampliam a possibilidade de inserção no mercado de trabalho. O projeto foi implementado em Barra Mansa, próximo ao polo industrial de Resende, onde há grande demanda por profissionais especializados. Quase 300 jovens já foram formados desde 2016.