Prefeitura leva moradores com deficiência para passar o dia em Copacabana
Um dos principais momentos de lazer no verão carioca é passar o dia na praia. Visando proporcionar um sábado especial para os gonçalenses com deficiência em um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, a Prefeitura de São Gonçalo, através da Coordenadoria Municipal de Acessibilidade e Inclusão da Secretaria de Assistência Social, levou dez cadeirantes e uma pessoa com deficiência visual para participar do projeto Praia para Todos, na Praia de Copacabana, no último dia 4.
“A ideia de levar os cadeirantes para participar do projeto Praia para Todos surgiu diante da oportunidade de proporcionar às pessoas com deficiência um lazer tão comum aos moradores do Estado do Rio de Janeiro, com total acessibilidade, em um dos principais cartões postais brasileiros, que é a praia de Copacabana”, disse o coordenador da Comai, Cristiano Marins Moreira.
O projeto Praia para Todos, desenvolvido pelo Instituto Novo Ser, acontece há mais de 10 anos nos verões cariocas e um dos seus objetivos é oferecer banho de praia adaptado para cadeirantes, através da cadeira anfíbia, que é preparada para andar na areia e entrar na água. Além disso, o projeto conta com um número elevado de colaboradores que auxiliam a condução e a permanência das pessoas com deficiência na água.
Morador do Jardim Catarina, o cadeirante Junior da Silva Souza, de 48 anos, estava há oito anos sem ir à praia e declarou o quanto estava feliz em vivenciar o momento.
“Com certeza se não fosse essa ajuda do projeto e a oportunidade que a Comai me proporcionou, eu ficaria muitos anos sem passar um dia na praia novamente. Fiquei muito emocionado e agradecido pela experiência vivida”, disse Junior.
O coordenador da Comai destacou, durante a iniciativa, a importância de promover momentos de lazer para as pessoas com deficiência, tirando-os da invisibilidade que muitas vezes é imposta pela sociedade.
“Eu, que sou cego, sei quanta dificuldade as pessoas com deficiência enfrentam para poder ir à praia. Dessa forma, poder coordenar essa atividade de lazer para vocês muito me emociona e me faz acreditar que a inclusão avança cada dia mais em nosso município. As pessoas com deficiência também têm direito ao lazer e garantir essa oportunidade é também uma forma de tirar os gonçalenses com deficiência da invisibilidade; fazendo-os perceber que são importantes para o governo municipal e não vão ficar esquecidas das diversas políticas públicas existentes para seu benefício e plena segurança da sua dignidade humana”, afirmou Cristiano.
A Comai foi criada com o objetivo de atender a todas as pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação do município, promovendo atividades educacionais, culturais e de lazer. A coordenadoria atende o Espaço da Inclusão, que fica no 2ª piso do Partage Shopping, de segunda a sexta-feira, de 10h às 18h.