
Foto/Divulgação
Evento festivo aconteceu no Teatro Popular Oscar Niemeyer
Em celebração ao Dia Nacional dos Garis (16 de maio), a Prefeitura de Niterói realizou uma apresentação especial dos humoristas Sérgio Mallandro e Paulinho Serra. O evento, organizado pela Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e pela Secretaria das Culturas, foi uma homenagem aos trabalhadores da limpeza urbana, que exercem um papel fundamental no cuidado com a cidade.

“Os garis são verdadeiros heróis do cotidiano. São eles que garantem a limpeza, a organização e a dignidade das nossas ruas e espaços públicos. Este reconhecimento é mais do que merecido. A valorização desses trabalhadores é um compromisso permanente da nossa gestão, porque entendemos que cuidar de quem cuida da cidade é essencial para construirmos uma Niterói mais humana, justa e acolhedora para todos”, disse o prefeito Rodrigo Neves.
A primeira-dama e diretora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Sixel Neves, esteve presente na cerimônia, representando o prefeito Rodrigo Neves, e parabenizou os garis.
“Os aplausos e a gratidão de Niterói devem ser para os garis, que estão trabalhando nas ruas com as pessoas transitando e, muitas vezes, não recebem nem um bom dia. Faça chuva ou faça sol, eles estão cumprindo com o dever, mantendo a nossa cidade limpa. Os garis garantem dignidade para que todo o cidadão niteroiense, todas as pessoas que andam em Niterói, nas ruas ou nos espaços públicos, possam transitar sentindo a qualidade de morar aqui. Gratidão a todos que mantêm a nossa cidade”, afirmou Fernanda Sixel Neves.
O presidente da Clin, Acílio Borges, enfatizou a importância do trabalho dos garis.
“Ficamos muito felizes em poder oferecer esta atividade aos nossos colaboradores, que cuidam tão bem da cidade, cada vez mais limpa e bonita. Os cidadãos niteroienses reconhecem o ofício de excelência que eles fazem, que vai muito além da varrição. Atuam nas ruas e nos 14 Distritos de Limpeza Urbana (DLU), mas também na sede, como, por exemplo, na Reciclin, setor da empresa responsável por transformar recicláveis descartados em objetos com novas utilidades. Promovem, ainda, o serviço de caiação do meio-fio para dar mais segurança a pedestres e veículos, limpam bueiros, proporcionam o direcionamento adequado aos eletrônicos descartados, entre muitas outras funções”, disse Acílio Borges.
O espetáculo aconteceu no Teatro Popular Oscar Niemeyer, com sessão gratuita para os garis da Clin. Eles participaram do espetáculo com interação total com os comediantes e assistiram também a um vídeo sobre a profissão.
“A gente entende que Cultura é um direito de todos. Os trabalhadores da limpeza são imprescindíveis para a vida da cidade. Essa celebração marca, por meio da arte, nossa homenagem e agradecimento a esses profissionais”, destacou o secretário das Culturas, Leonardo Giordano.
Houve ainda lanche comemorativo e sorteio de brindes. Além de reconhecer a importância desses profissionais, a iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura com a valorização dos servidores e o acesso democrático à cultura.
Carlos Alberto Santana, gari da Clin há 12 anos, adorou a festa. “Achei a festividade ótima. É um incentivo a mais para a gente. Os humoristas que se apresentaram na nossa comemoração são muito bons. Gostamos do que fazemos. A população acorda e já está com as ruas limpas”, disse Carlos Alberto.