unnamed (2)

Foto/Divulgação: Alex Ramos

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), debateu a importância do diálogo entre o Parlamento e a sociedade civil. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (21/05), no Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj. O encontro reuniu representantes da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e alunos de faculdades públicas de direito, ciência política, administração pública e ciências sociais.

À frente do encontro, a segunda vice-presidente da Alerj, deputada Tia Ju (Rep), destacou a relevância desse debate. “Um dos grandes e importantes papéis da democracia é a escuta qualificada. Sem ouvir a sociedade e os diversos setores é impossível a construção de um diálogo mais refinado. O nosso Fórum da Alerj é pioneiro em dar transparência sobre o que o Parlamento realiza”, afirmou.

A gerente jurídica da Firjan, Tatiana Abranches explicou que a Federação se encontra em 22 municípios do Estado do Rio, possui 48 unidades e realiza o monitoramento de todos os projetos de lei que impactam o setor industrial. “Temos um setor que monitora todas essas proposições legislativas, audiências e reuniões da Alerj e analisa os que são mais relevantes e impactam o setor industrial. Realizamos um estudo em qual região o projeto pode impactar mais e assim podemos, também, propor políticas públicas”, disse.

Já a coordenadora de Inovação em Governos e Articulação Institucional, da Gerência de Políticas Públicas do Sebrae-RJ, Juliana Lohmann, explicou como funciona a interação do órgão com a Casa. “Essa é uma grande oportunidade de as instituições mostrarem seus interesses e dialogar com a sociedade civil. O Sebrae vem trabalhando com essas instituições, especialmente a Alerj, que é o espaço ideal para essas construções de interesses coletivos, como, por exemplo, tratar das questões que tragam benefícios às micro e pequenas empresas e também daqueles que desejam empreender, pontuou Juliana.

Logo após, o professor de Políticas Governamentais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Jorge Ávila, ressaltou como é fundamental que os alunos participem dessa conversa para adquirirem conhecimento. “Eu acho super importante que os estudantes de administração pública, ciência política e direito conheçam como funciona o Estado. O que nós professores tentamos transmitir para os alunos é a maneira como as políticas governamentais estão sendo feitas, de que maneira o governo planeja suas ações sempre em conversa com a sociedade. Então, o Fórum é um canal especialmente para isso”, afirmou.

A estudante do terceiro período de Administração Pública da Unirio que participou do encontro, Esther Miranda, disse como o debate acabou sendo enriquecedor para a sua graduação. “Estar nesta palestra agregou bastante à minha qualificação, pois me esclareceu várias dúvidas sobre o Parlamento. Eu acho que a Alerj foi perfeita em fazer essa interação com os alunos e certamente vai contribuir para a minha formação acadêmica”, comentou.

Fonte: Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *