O projeto possui o patrocínio da Naturgy, Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
O festival ainda tem apoio institucional da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, apoio da Fecomércio-RJ e coparticipação do Sesc e parceria educacional do Senac, além de parcerias com SindiRio e da Abrasel – representando os bares e restaurantes – e com as prefeituras de Niterói e do Rio de Janeiro.
A abertura será em 23 de novembro, um sábado, com o Boulevard do Mar, que será montado ao ar livre, na Praça Mauá, com estandes de iguarias do mar e bebidas, além de decoração, artesanato e oficina infantil, de frente para a Baía de Guanabara. Uma das principais atrações do boulevard será o Palco Gourmet, uma cozinha cenográfica onde chefs renomados darão aulas de receitas de pescado para o público. Um Palco Musical contará com apresentação de artistas.
Nos dois sábados seguintes, o festival acontece em Niterói: no Polo Gastronômico do Jardim Icaraí (30/11) e no Mercado São Pedro (07/12). As etapas seguem o mesmo formato com estrutura de Palco Gourmet, Música e Recreação Infantil com a temática do mar.
No Jardim Icaraí, restaurantes e bares participantes do festival também farão o “Chef na Calçada”, com mesas montadas na calçada e pratos à base de pescado, com preços acessíveis ao público.
A programação das cozinhas onde acontecem as aulas, terá participação da própria Flávia Quaresma, e apoio de estudantes de escolas de gastronomia do Senac-RJ. “O público adora interagir com os chefs de cozinha e aprender novas receitas. Isso torna o evento muito especial, além de divulgar a culinária de pescado, que é uma alimentação saudável”, ressalta Cezar Marques, um dos organizadores do projeto.
Fonte: C Comunicação