
Foto/Divulgação: Renan Otto
Operação Integrada teve apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal
A Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo realizou, na noite desta terça-feira (8), uma operação para fiscalizar motocicletas com escapamentos barulhentos. A ação ocorreu em diversos pontos da cidade e resultou na apreensão de 18 motos.

A operação contou com o apoio de policiais militares do programa Segurança Presente, agentes do 7º Batalhão da Polícia Militar, Guarda Municipal e integrantes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). O objetivo da ação é intensificar as fiscalizações e coibir práticas que causam poluição sonora e perturbação.
Durante a fiscalização, os agentes utilizaram um decibelímetro — aparelho que mede a intensidade sonora em decibéis — para identificar escapamentos fora dos padrões permitidos. As abordagens aconteceram na Rua Natal, no Porto da Pedra; Rua Doutor Francisco Portela, em Neves; e Rua Doutor Nilo Peçanha, no Centro.
O secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fábio Lemos, destacou a importância da ação para o município:
“Essa operação é uma resposta direta às inúmeras reclamações da população sobre o barulho excessivo causado por motocicletas com escapamentos adulterados. Nosso objetivo é garantir mais tranquilidade aos moradores e reforçar o respeito às normas de trânsito.”

De acordo com a secretaria, novas operações estão previstas para acontecer em diferentes regiões do município. Na ação desta última terça-feira, também foram apreendidas motocicletas sem placas de identificação.