Na programação, Piquenique Musical e um ano do projeto Bebês no Museu
A programação dos dias 18 e 19 de maio do Museu do Pontal chega com gostinho de comemoração. No sábado, às 15h30m, há Piquenique Musical com Luis Carlinhos. O músico, que se apresenta nos jardins da instituição, traz composições autorais e clássicos da MPB para os pequenos, que contam ainda com recreação. No domingo, às 10h, o projeto Bebês no Museu do Pontal comemora um ano e contará com duas sessões comemorativas. Realizada por arte-educadores, essa roda de bebês, que a cada fim de semana conta com mais adeptos, desenvolve atividades lúdicas e musicais. Haverá ainda edições especiais das visitas guiadas pelas exposições, adaptadas para bebês e crianças até 3 anos, com muita música.
No domingo, às 16h, há oficina de Xilogravura com a artista plástica Vitória Alves. Todos estarão convidados a desenhar nas suas madeiras, gravarem seus desenhos e imprimir manualmente. Em maio, a programação do Museu é desenvolvida por artistas da Zona Oeste, homenageando a região onde a instituição está localizada.
Toda a programação do Museu do Pontal é gratuita!
Confira a programação!
18/05 – Piquenique Musical com Luis Carlinhos
Sábado – 15h30m – Morador da Barra da Tijuca, o músico Luis Carlinhos retorna aos jardins do Museu do Pontal com seu projeto musical para toda a família. De forma intimista, reúne músicas autorais, clássicos da MPB e as músicas do seu projeto infantil “Macatchula”. Haverá, ainda, recreação para os pequenos.
19/05 – Oficina de xilogravura
Domingo – 16h – A oficina, desenvolvida pela artista plástica Vitória Alves, apresentará todas as etapas para a construção do desenho impresso no papel. Após uma explicação sobre poética, composição e técnica, todos estarão convidados a desenhar nas suas madeiras, gravarem seus desenhos e imprimir manualmente. Para as crianças acompanhadas de seus responsáveis, haverá a dinâmica de gravura em construção. As crianças serão convidadas a desenhar a lápis nas madeiras e os responsáveis irão gravar seus desenhos, tendo, como produto final, uma gravura feita coletivamente.
25/05 – Oficina artística com Edson Antunes
Sábado – 16h – A oficina de artes será ministrada pelo artista Edson Antunes, que desenvolveu sua técnica como parte de seu tratamento no Instituto de Assistência à Saúde Nise da Silveira.
26/05 – Oficina musical com o bloco Loucura Suburbana
Domingo – 16h – Criado em 2001, como parte do processo de desconstrução do modelo asilar do Instituto Municipal Nise da Silveira, o Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana rompe os muros do hospício e resgata o carnaval de rua do Engenho de Dentro, reunindo usuários, familiares e funcionários da rede de saúde mental, além de moradores do bairro e adjacências.
Atividades Fixas
Bebês no Museu do Pontal – todo domingo, às 10h
Roda de música, contação de história e movimento inspirada no universo da cultura popular brasileira. Para crianças de até 3 anos acompanhadas dos responsáveis.
No dia 19, comemorando um ano do projeto, haverá duas sessões, às 10h e 11h30m.
Visita Musicada – Sábados e domingos, 11h e 15h. Visita guiada pelo acervo do Museu.
No dia 19, comemorando um ano do projeto Bebês no Museu do Pontal, haverá visitas musicadas para bebês, às 10h e às 11h30m.
Baú de brinquedos – Sábados e domingos, 12h e 17h. Um baú de brinquedos populares, como ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês, é aberto pelos arte-educadores todos os fins de semana, em dois horários. Muitas dessas brincadeiras são baseadas em esculturas vistas nas exposições, especialmente no setor Brincares – brincadeiras e brincantes. A ideia é estimular o público a experimentá-las ao ar livre, na grande praça-jardim, que fica na parte frontal do museu.
Museu do Pontal
Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30). museudopontal.org.br/
O Museu, por meio da lei federal de incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como patrocinador estratégico e como patronos o BNDES, Itaú, Repsol Sinopec Brasil e a Ternium, além da Prefeitura do Rio.
O Museu do Pontal abriga ainda a cafeteria Divino Café e a loja de arte popular brasileira GIM Galeria Imaginária, com obras e peças de design de artistas populares contemporâneos.
Fonte: Renata Magdaleno