Encontro reunirá especialistas, líderes governamentais, acadêmicos e profissionais da área
O Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio promove no próximo dia 25 de outubro, na sede da FGV, em Botafogo, o evento “Uma Nova Política Nacional de Cibersegurança para o Brasil”. O encontro reunirá especialistas, líderes governamentais, acadêmicos e profissionais da indústria de tecnologia para discutir a proposta de Política Nacional de Cibersegurança (PNciber) e seu impacto para o país, além de se debruçar sobre eventuais aprimoramentos que se façam necessários na área.
O primeiro painel, “Rumo à Nova Política Nacional de Cibersegurança (PNciber)”, será apresentado por Marcelo Malagutti, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Na sequência, o tema “Uma visão sistêmica para enxergar a cibersegurança no Brasil” será abordado pelos palestrantes Luca Belli, coordenador do CTS-FGV Direito Rio; Marcelo Lintomen, do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ); Franco Goldoni, da Escola do Comando do Estado Maior do Exército; e Erica Bakonyi, do CTS – FGV Direito Rio. A moderação ficará a cargo de Sofia Chang, do Nubank.
Alberto Pittigliani, da Quantum 13; Breno Pauli, da Escola do Comando do Estado Maior do Exército; e Natalia Couto, do CTS-FGV Direito Rio vão apresentar a palestra “A necessária cooperação multissetorial para construir a cibersegurança no Brasil”, moderada por Walter Britto, do CTS-FGV Direito Rio.
De acordo, com Luca Belli, coordenador do CTS – FGV Direito Rio, o evento significa uma importante oportunidade para debater as diferentes dimensões da cibersegurança, tema essencial para o desenvolvimento do país, além de promover uma discussão multissetorial abrangente sobre a proposta da Nova Política Nacional de Cibersegurança (PNciber) e seu impacto no país.
“Com o encontro, os participantes terão a oportunidade de conhecer mais a fundo as implicações dessa política inovadora, que busca fortalecer a nossa cibersegurança, considerando ameaças emergentes, desafios tecnológicos e oportunidades de cooperação multissetorial. Vamos discutir tópicos de grande relevância como as diferentes dimensões da cibersegurança, a necessidade de criar uma Agência Nacional de Cibersegurança, a promoção da cooperação multissetorial na cibersegurança, os desafios do cibercrime, entre outros temas”, explica Belli.
SERVIÇO:
Data: 25/10
Horário: 14h
Local: auditório 12º andar
Inscrições: Link
Programação
14h – Boas-vindas e introdução
• Luca Belli – Coordenador CTS-FGV Direito Rio
14h20-14h50– Rumo à Nova Política Nacional de Cibersegurança (PNciber)
• Marcelo Malagutti – Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República
15h10-16h20 – Uma visão sistêmica para enxergar a cibersegurança no Brasil
• Luca Belli – Coordenador CTS-FGV Direito Rio
• Marcelo Lintomen – Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ)
• Franco Goldoni – Escola do Comando do Estado Maior do Exército
• Erica Bakonyi – (CyberBRICS) e CTS-FGV Direito Rio
• Moderação: Sofia Chang – Nubank
16h20-17h20– A necessária cooperação multissetorial para construir a cibersegurança no Brasil
• Alberto Pittigliani – Quantum 13
• Breno Pauli – Escola do Comando do Estado Maior do Exército
• Natalia Couto – Professora CTS – FGV Direito Rio
• Moderação: Walter Britto– Pesquisador CTS – FGV Direito Rio
17h20-17h30– Conclusão e novos caminhos
•Luca Belli – Coordenador CTS – FGV Direito Rio
Fonte: Sivia Brando – Insight Comunicação