Os 80 anos da deputada federal Benedita da Silva não poderiam ficar marcados só por uma festa de aniversário. Nesta quinta-feira 30, Bené vai ganhar um festival inteiro no Circo Voador, coração da Lapa. O festival ‘Essa voz que ecoa’ homenageará a mulher favelada que se tornou símbolo da luta contra o racismo no Brasil e da capacidade de a população negra representar a si mesmo.
Evangélica desde 1968 e feminista de carteirinha, Benedita da Silva é a mulher negra que mais coleciona vitórias políticas na história do Brasil. Teve infância e adolescência marcadas pela pobreza e dedicou a juventude aos movimentos negro, de favela e de mulheres. A primeira vitória eleitoral foi para vereadora, em 1982. Foi deputada constituinte, senadora e governadora do Rio de Janeiro. Nunca uma brasileira negra chegou tão longe.
O Festival vai encher o Circo Voador de música e, claro, política. A abertura será feita por mulheres negras, às 16h, no debate “Vozes que ecoam: a trajetória das mulheres negras na política”. Será um dia de cultura, uma das áreas em que Benedita mais fez projetos em sua vida política. Casada com o ator Antônio Pitanga, Bené fez leis como a Aldir Blanc, de apoio aos artistas.
Haverá apresentações dos seguintes grupos:
– RapQuiombola Realidade Negra: composto por pessoas do Quilombo do Campinho, em Paraty. As letras contam a história de resistência do Povo Negro em Ritmo e Poesia. É a história de Bené.
– Roda de Samba do Grupo Arruda: A voz principal da roda é a de uma mulher, Maria Menezes. E o samba sempre teve Bené como uma defensora. Não há hipótese de a deputada resistir à tentação de soltar a voz no palco do Circo Voador.
– Baile Black Bom: a black music é para encerrar a festança lembrando da influência dos americanos no Movimento Negro do Brasil. A luta contra a segregação nos Estados Unidos influenciou a cultura brasileira nas roupas, no cabelo, na música e na dança. No coque e nos cachos de Benedita da Silva, black power na essência.
Ficha técnica
Evento: Festival ‘Essa voz que ecoa’ (80 anos de Benedita da Silva)
Data: 30 de junho, quinta-feira
Local: Circo Voador (Arcos da Lapa)
Horário: A partir das 16h
Entrada gratuita