54493802437_843e4cfac0_o-2048x1389

Foto/Divulgação: Bernardo Gomes

Evento acontece neste fim de semana e celebra o Dia Municipal do Pescador

 

 

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Pesca, promoveu no sábado (03/05) e neste domingo (04/05) a 51ª edição da Festa da Pesca. O evento reúne mais de 300 competidores de diversas localidades, incluindo as categorias juvenil, master, sênior e feminina. A festividade acontece na orla de Itaipuaçu, na Avenida Benvindo Taques Horta, esquina com a Rua Professor Cardoso de Menezes, e marca o Dia Municipal do Pescador, celebrado no dia 03/05.

A programação teve ainda concursos de sereia baby, kids e tritão, além de shows com artistas locais. O espaço local também contou com expositores artesanais que puderam apresentar seus trabalhos feitos à mão, além de uma variada gastronomia que atraiu o público presente.

Foto/Divulgação: Bernardo Gomes

Após a pescaria, os peixes são pesados e é premiado o atleta que conseguir pescar o maior pescado. Depois, os peixes frescos são doados para igrejas, comunidades carentes e instituições filantrópicas, assim com os alimentos não perecíveis arrecadados pelos organizadores como forma de inscrição para a competição. Somente neste sábado foram arrecadados cerca de 500 kg de alimentos.

Secretário de Pesca, Xandy de Bambuí afirmou que a tradicional pesca é um resgate às raízes do município. “Isso aqui representa a nossa Maricá, a nossa origem, do nosso povo tradicional. Maricá fomenta muito a pesca e agricultura. Então, temos essa festa aqui há 51 anos. É um orgulho saber que a nossa tradição está viva”, disse emocionado.

Foto/Divulgação: Bernardo Gomes

Competidores na Festa

Competidor de São Gonçalo, Glauber Marinho Martins contou que levou 27 amigos para participar da festa e quem sabe aumentar as possibilidades de conseguirem mais pescado. “Isso para gente é muito prazeroso. A competição é apenas algo a mais que temos. Fazemos por amor e por hobby. O mar está alto e está dificultando um pouco a pescaria. Mas, mesmo assim, conseguimos pescar um pampo de uma guaivira”, disse o participante do Grupo de Pesca de Itaipuaçu.

Morador de Itaipuaçu, Márcio Carpanedo, de 53 anos, disse que não perde nenhuma Festa da Pesca de Maricá. “É prazeroso demais. Estamos fazendo o que gostamos junto com os amigos. É uma festa tradicional que não podemos faltar”, comentou o integrante do Grupo Amigos e Pesca de Niterói.

As mulheres também estavam bem representadas na competição. Integrante do Real Lazer, Angélica Andrade, de 47 anos, pescou um pampo-galhudo. “Usei como isca uma sardinha para pescar um pampo-galhudo. Se for para pegar um peixe pequeno, é bom usar anzol menor. Estou colocando uma isca maior para chamar um pampo”, explicou a moradora de Inoã, que começou na pescaria há três anos incentivada pelos amigos.

A festa do sábado foi encerrada com shows do cantor Thiago Dantas e Rhoan Victor.

Foto/Divulgação: Bernardo Gomes

Festa continua no domingo

Neste domingo, terá a 2ª etapa do torneio de pesca. Ao longo do dia acontece a campanha para educação para o trânsito, da Secretaria de Trânsito, o concurso rainha da festa da Pesca, distribuição de brindes para atletas pescadores e show com Betinho Bahia e Ismayer Alves, com participação especial do cantor Léo Pereira.

 

 

Fonte: marica.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *