rio

Foto/Divulgação

Datas servem de estímulo para o turismo fora da alta temporada. Em cada feriado de quatro noites, volume pode alcançar R$ 330 milhões, projeta o Rio CVB/ Visit.Rio

Um dos destinos mais procurados por turistas no Brasil, o Rio de Janeiro comemora o calendário de feriados nacionais prolongados em 2023. O Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB/Visit.Rio) estima que a cidade movimente aproximadamente R$ 2,3 bilhões nas oito datas comemorativas que ocorrem este ano.

Dos oito feriados, dois deles caem às segundas-feiras (Dia do Trabalho e Natal) e dois às sextas-feiras (Sexta-feira da Paixão e Tiradentes). São os feriados de três noites. De acordo com a Rio CVB/Visit.Rio, cada uma dessas datas comemorativas impacta positivamente a economia da cidade em R$ 250 milhões. Os outros quatro (Corpus Christi, Independência, Nossa Senhora Aparecida e Finados) serão às quintas-feiras. Neste caso, a fundação projeta movimento de R$ 333,3 milhões. 

Para o presidente-executivo da entidade, Carlos Werneck, é esperado que os feriadões deem continuidade ao movimento turístico típico da alta temporada do verão carioca, que termina em abril. “Vamos sair da alta temporada com um calendário cheio de feriados ao longo de todo o ano. Isso é extremamente positivo para o setor, que mantém uma estabilidade de demanda. Ganha não apenas o turismo, mas toda a cidade”, avalia Werneck.

Aumento também na arrecadação de impostos

O cálculo leva em conta o gasto médio, per capita, com despesas de hospedagem, alimentação, transporte, compras pessoais e atividades turísticas, considerando uma ocupação de 80% na rede hoteleira da cidade.

A projeção do Rio CVB/Visit.Rio aponta ainda um recolhimento de R$ 104 milhões em Imposto sobre Serviços (ISS) apenas nesses feriadões. Cada feriado de três dias, calcula a entidade, pode gerar receita de ISS na ordem de R$ 12,5 milhões. Em quatro noites, a previsão de arrecadação passa para R$ 16,6 milhões.

Calendário de eventos

Além dos feriados, o calendário do Rio CVB/Visit.Rio já conta com 109 eventos confirmados até o momento para 2023. É esperado que essas atrações concentrem um público aproximado de 1 milhão de pessoas para a cidade, gerando uma receita de R$ 2,5 bilhões. Entre os eventos, alguns de grande relevância, como o Web Summit Rio, que vai acontecer em maio. Será a primeira edição do importante encontro de tecnologia fora da Europa. Outro evento muito aguardado pelo trade carioca é a Expo Abav, uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que retornará ao Rio após dez anos, em setembro.

“Ao longo dos últimos dois anos, realizamos um trabalho intenso junto ao trade e ao poder público para fortalecer a imagem do Rio de Janeiro como um destino de lazer e negócios. A captação de grandes eventos para a cidade comprova que estamos no caminho certo e que 2023 promete, realmente, ser o ano da retomada dos números pré-pandemia para o turismo”, disse a diretora-executiva do Rio CVB/ Visit.Rio, Roberta Werner.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *